domingo, 20 de abril de 2008

Médico tira principais dúvidas sobre a dengue

O médico Carlos Brito, consultor do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde e pesquisador do departamento de Virologia da Fiocruz, explicou em entrevista quais os principais sintomas da doença. Ele falou ainda sobre o uso do repelente e sobre o tratamento da dengue.

É possível contrair à dengue e não desenvolver todos os sintomas? Pode-se contrair dengue sem ter febre e/ou cefaléia?
Sim, é possível. Algumas pessoas têm a doença e não desenvolvem nenhum sintoma. É o que chamamos de dengue assintomática. A pessoa só vai descobrir que ficou doente quando, no futuro, tiver a suspeita de ter contraído a doença e fizer o exame de sorologia para a dengue. Alguns pacientes também apresentam sintomas leves da dengue. A pessoa sente febre e falta de apetite e logo se recupera.

Quais os sintomas da dengue hemorrágica?
Antes de explicar a dengue hemorrágica, precisamos entender como é a dengue clássica. Neste caso, o doente sente febre, cefaléia, dores no corpo e nos olhos e pode ter manchas na pele (apenas metade dos pacientes apresentam este sintoma). Depois de três ou quatro dias da doença, surgem os chamados 'sinais de alerta', que podem caracterizar uma dengue hemorrágica. O paciente que apresentar dor abdominal contínua; sensação de tontura e desmaio; sudorese fria nas mãos; falta de ar; redução do volume da urina; sonolência excessiva e irritabilidade (as cirnaças são as que mais apresentam esse sintoma); e algum sangramento (como o nasal e gengival); pode estar com dengue hemorrágica. Neste caso, o paciente deverá ter o acompanhamento direto do médico e receber hidratação oral ou intravenosa.

Quando o mosquito da dengue pica uma pessoa, quantos dias depois ela adoece?
Os sintomas da doença podem aparecer em três ou 10 dias. A média é de cinco dias para o paciente apresentar os sintomas.

Fala-se muito da proliferação de mosquitos na água parada. Mas e o lixo? Apresenta perigo também?
Sim, mas não por ser lixo especificamente. O lixo contém pequenos recipientes que podem abrigar as larvas do mosquito. Uma casca de ovo ou uma tampinha de refrigerante podem virar foco do mosquito da dengue. O mosquito não se desenvolve em água corrente, como rios e barragens, apenas em água parada.

Posso estar com dengue mas sem sentir febre e com dor no corpo, náusea e calafrio? Fiz exame e deu negativo, mas continuo com sintomas.
Em 80% dos casos, o resultado de positivo do exame de sorologia é maior depois de 10 dias da doença. É bom fazer um alerta: nem todos os pacientes com virose precisam fazer a sorologia para dengue. Testes simples, como o do laço, e a checagem dos chamados 'sinais de alerta', servem para direcionar o tratamento do paciente.

Gostaria de saber em que se baseiam os especialistas, ao afirmarem que o mosquito da dengue não voa alem de 0,80m, e o que acontece com ele se atingir uma altura superior?
O que sabemos é que a vítima da dengue geralmente é picada próximo ao criadouro do mosquito. A média é de 500 metros do foco. Mas quanto a altura, não há limite. Os moradores de edifícios não estão livres da doença.

O repelente pode ser usado como proteção contra a dengue?
Sim, mas com cautela. As crianças, por exemplo, só devem usar produtos adequados para cada fixa etária. Os repelentes mais eficazes são os que possuem Dietiltoluamida (DEET), mas os repelentes para as crianças podem ter uma baixa concentração (cerca de 10%) dessa substância. Em uma hora o repelente já não faz mais efeito, mas eles só podem ser reaplicados três vezes ao dia.

Da Redação do pe360graus.com

6 comentários:

Adivani dos Anjos disse...

Estou com dores de cabeça, cansaço físico e dores abdominais há mais de oito dias e não tenho febre. É possível detectar se estou com dengue?

Unknown disse...

Estou com muiuuiuuuuuuta dor nas costas e na barriga os doem um pouco também , suo de uma forma diferente, principalmente depois de esforço , os olhos e a garganta parecem quentes mas não tenho febre . Pode ser Dengue???

arlon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
arlon disse...

Faz 25 dia que dei dengue ,mas uma dor de cabeça do lado direito indo para o pescorço e uma dor aguda o que pode ser isso???devo procurar neurologista?

Sebastiana Borzaga disse...

Estou há 3 dias com dores no corpo (e não passa com analgésico ) falta de apetite fadiga, secura na boca e vômitos. Mas não tenho febre , será que posso estar com dengue ?

Unknown disse...

Minha filha está com o corpo todo muito vermelho o exame do primeiro dia deu 234 as plaquetas e o médico falou que pode ser dengue sim . mais ela está com a temperatura abaixo de 35 sendo que aqui em Fortaleza e muito quente ,sem contar o corpo dela que está muito vermelho.me ajude em como devo agir