sexta-feira, 25 de abril de 2008

Moradores das comunidades V8 e V9 conhecem novas casas

Obras realizadas na área incluem também a urbanização e o saneamento

Na manhã de ontem, os moradores das comunidades V8 e V9, no Varadouro, Olinda, puderam visitar as obras que a prefeitura da cidade está realizando na área, que vai do Largo do Varadouro até a avenida Pan-Nordestina. As ações foram iniciadas no ano passado e incluem a construção de 661 casas populares, a implantação de sistema de esgotamento sanitário, drenagem e abastecimento de água, a construção de estações elevatórias, abertura de 15 novas ruas, a implantação da Avenida Beira Canal, pavimentação de todas as vias da comunidade, construção de praças, recuperação de 7,5 hectares de mangues e o revestimento de mais de 1,2 quilômetros do Canal da Malária.

Serão 10,3 mil pessoas beneficiadas num investimento total de R$ 30,7 milhões liberados pelo Governo Federal e do Programa Prometrópole (Governo do Estado e Banco Mundial). "A visita de hoje foi importante para divulgar o avanço das obras. A comunidade local precisa acompanhar e cobrar resultados", explicou o secretário executivo de Urbanização Integrada de Olinda, Enison Hipólito. Ele coordenou a vistoria e explicou os detalhes das ações para a população.

"Já estamos com 250 casas em fase de finalização e no próximo mês será assinada a ordem de serviço para iniciarmos a terceira etapa das obras, em Jardim Brasil", disse o secretário. As atividades em Jardim Brasil incluem a implantação da rede de esgotos do bairro e a ampliação no abastecimento de água, além da construção de cinco estações elevatórias de esgoto. O projeto é ambicioso e irá beneficiar cerca de 20 mil habitantes da área.

A principal obra dentre as intervenções é a desobstrução e revestimento do canal da Malária que já foi chamado pelo presidente Lula de Canal da Vida. O serviços no local já foram iniciados e abrangem um trecho de 1,2 quilômetro. A prefeitura de Olinda e o Governo Federal investiu cerca de R$ 2 milhões no revestimento da calha do canal, no trecho que vai da Ilha do Maruim até o Largo do Varadouro, o que compreende mais de um quilômetro de intervenção. Ao redor do canal, as áreasde lazer serão prioridade com a construção de duas quadras, campo de futebol, pista para cooper, ciclovia, calçadão para pedestres e arena para eventos culturais. "O projeto prevê ainda a recuperação ambiental de 7,5 hectares de área de mangue, que atualmente sofre com o processo de construção irregular", completou Enison Hipólito.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/04/25/urbana3_0.asp

Nenhum comentário: