sexta-feira, 18 de abril de 2008

Shopping Tacaruna expõe história do índio

O Shopping Tacaruna iniciou, ontem, uma exposição em homenagem ao dia do índio. Com o título Nativos: um tributo aos povos da terra, a mostra da artista plástica Vyca, reúne 18 gravuras, pinturas e panéis em homenagem aos primeiros habitantes do Brasil

A exposição ficará em cartaz até o dia 27 deste mês, na área de expansão do centro de compras. A estética dos povos indígenas retratada nas obras resulta de lembranças da infância da artista plástica, por meio dos filmes produzidos pela indústria cinematográfica norte-americana situando os selvagens sempre como os inimigos do mundo civilizado.

A artista plástica Vyca começou a enveredar pelo mundo das tintas e dos pincéis, em 1988, produzindo sedas estampadas. Hoje, se dedica ao desenho, gravura e pintura. E observa que o tema da sua exposição é o somatório de muita pesquisa e da admiração pelos valores defendidos pelos índios.

Em seu trabalho, ressalta a riqueza dos universos estéticos de nativos de diversos continentes, seja representando figurativamente o próprio índio, utilizando seus códigos em gravuras ou ainda usando a argila como elemento de textura em telas e painéis.

Nesses 20 anos dedicados às artes plásticas, Vyca participou de diversas exposições no Recife, Olinda e Itália, e tem obras no acervo do Museu Casa da Xilogravura, em São Paulo. Também ministra cursos e oficinas de desenho, pintura e gravura em seu ateliê no Poço da Panela, em Casa Forte.

Serviço
Exposição Nativos: um tributo aos povos da terra
Local: Shopping Tacaruna;
Dia: Até 27 deste mês;
Horário: das 9 às 22h de segunda a sábado e das 12 às 20h aos domingos;
Entrada grátis


Da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/diversao360/matler.asp?newsId=125045

Nenhum comentário: