terça-feira, 15 de abril de 2008

Olinda: Crise na Saúde

Como funcionário concursado da Prefeitura Municipal de Olinda, cargo de médico neonatologista, lotado na Maternidade Brites de Albuquerque (Maternidade Municipal de Olinda), gostaria de denunciar o caos na rede pública de saúde deste município.

Na Maternidade Brites de Albuquerque, não há obstetras nem neonatologistas na sexta-feira, sábado e domingo. Ou seja, caso uma gestante procure esta unidade nestes dias, ela não vai ser atendida e correrá o risco de parir na rua e sem assistência adequada.

Nos SPAs (Serviço de Pronto-Atendimento), há poucos médicos e sobrecarga de trabalho para estes.

Houve concurso para médicos em 2003, mas a grande maioria pediu demissão devido ao baixo salário pago pela Prefeitura.

Atualmente, o salário-base de um médico concursado da Prefeitura Municipal de Olinda é R$ 641,39 (seiscentos e quarenta e um reais e trinta e nove centavos).

Nenhum profissional médico gostaria de receber apenas esta quantia como aposentadoria. É uma vergonha!

O salário-base de um médico do Governo do Estado de Pernambuco é R$ 1.900,00 (hum mil e novecentos reais).

Os médicos concursados já vem negociando um reajuste salarial com a Prefeitura de Olinda desde 2006, sem avanços.

Reunidos em assembléia realizada na sede do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE) no dia 08/04/2008, os médicos concursados e contratados da Prefeitura de Olinda resolveram entrar realizar apenas as triagens nos serviços de urgência, internar apenas os casos extremos e transferir os demais.

Porém, agora o secretário de Saúde de Olinda está ameaçando demitir os médicos contratados que se engajarem ao movimento. Eles estão trabalhando sobre pressão.
Nova assembléia está agendada para amanhã e, caso a Prefeitura de Olinda não apresente uma proposta viável, os médicos prometem reduzir a carga horário ou pedir demissão coletiva.

Esperamos que haja logo uma negociação para que os atendimentos sejam regularizados e a população não continue a sofrer com as conseqüências da atual crise na Saúde deste município.

Luiz André Melo

http://cidadao.dpnet.com.br/cidadao/viewtopic.php?t=1988&sid=a0cd0075be0e5f6b6710e3217de0a5a4

Nenhum comentário: