domingo, 1 de junho de 2008

Moradores de Rio Doce em Olinda sofrem com alagamento do canal México

Os moradores que residem próximo ao canal do México, na Segunda Etapa do bairro de Rio doce, em Olinda, sofrem com os alagamentos, nesta época do ano. Eles dizem que basta meia hora de chuva forte para que o canal transborde e a água entre nas casas.

Nos dias de chuva, a avenida México, uma das principais da Segunda Etapa fica totalmente alagada. Por onde a água passa, ocorrem estragos. “A chuva já derrubou a porta três vezes. Trinta minutos de chuva já é suficiente para encher tudo”, comentou o marceneiro Luciano Rodrigues.

Vários pontos do bairro são atingidos. Na rua das Flores, os moradores fazem de tudo para bloquear a água. “A solução foi fazer uma rampa de quase um metro de altura. Tive também que aterrar minha casa porque a água quando chovia chegava na cintura”, disse a dona de casa Maria das Graças.

Na rua das Margaridas, após a chuva ainda fica a areia levada pela força d'água. “A Prefeitura de Olinda veio fazer a limpeza das calhas e deixaram toda essa areia na frente de nossas casas”, reclamou a também dona de casa Selma Viana.

Nem mesmo a igreja de São Francisco de Assis escapa das enchentes. Os moradores enviaram vários ofícios para prefeitura, mas até agora não conseguiram uma solução. “Eles dão uma resposta que não justifica muito. E quando fazem alguma coisa não é suficiente, fazem por cima. O problema ta aí. O serviço deve ser feito por completo”, denunciou a artesã Lídia Lins.

Os alagamentos são provocados pela cheia do Canal do México que corta o bairro. Quando chove ele transborda rápido porque falta espaço. Foram construídas muitas residências na margem do córrego. Para evitar que a água entre, dona Maria José de 92 anos fez um batente. Agora, o obstáculo está dificultando a saída dela de casa. “É difícil. Eu só consigo sair com a ajuda de outras pessoas”, comentou a aposentada.


RESPOSTA
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Olinda informou que todos os anos é feito um cronograma para a limpeza dos canais do município. E que o processo de licitação para escolha da empresa que vai fazer o serviço ainda está na etapa final. Por isso não foi divulgada a data da limpeza do Canal do México, mas a prefeitura garante que será feita ainda este ano.

http://pe360graus.globo.com/noticias360/matLer.asp?newsId=129182
,
.

Um comentário:

gerson disse...

até o presente momento, não foi resolvido nada referente ao limite entre olinda e paulista, pelo menos no loteamento boa fé I não existe nome das ruas nem tao pouco cep, o processo parou devido as eleiçoes de 2008 já vai começar novas eleiçoes e não se resouva nada. Com a palavra as duas Prefeituras.