domingo, 13 de abril de 2008

Farol sem estrutura para o turismo


Os dois faróis de Olinda. o antigo, de 1872, foi derrubado. Foto: Jaqueline Maia/DP

OLINDA: O ponto mais alto da cidade só é aberto ao público nos domingos. E o visitante ainda tem que enfrentar 300 degraus

Tânia Passos
Da equipe do Diario

A visão mais privilegiada de Olinda não é para todos. O farol da cidade, localizado a 65 metros acima do nível do mar, dentro do perímetro de tombamento, não está disponivel para visitação pública por falta de estrutura. O equipamento construído no morro do Serapião em 1941 pertence à Marinha e é administrado pela Capitania dos Portos. Ao contrário do que vem ocorrendo em outras cidades, onde os faróis estão sendo explorados como pontos turísticos - a exemplo de Vila Velha, no Espírito Santo e Natal, no Rio Grande do Norte - o farol de Olinda só é aberto aos domingos e o elevador não funciona. Assim, quem quiser ver uma paisagem de 360 graus da cidade, tem que enfrentar mais de 300 degraus.

De acordo com o comandante da Capitania dos Portos, Alcione Gonçalves, o farol poderia ser explorado como ponto turístico a partir de uma parceria com o município. "Se houver interesse da Prefeitura de Olinda de firmar uma parceria nós estaremos abertos para encontrar uma forma de viabilizar o farol turisticamente", revelou o comandante. Alcione diz que a Capitania não tem condições de adequar o espaço para visitação. "Tanto do ponto de vista de segurança como também de melhoria nas instalações, uma vez que o espaço é muito estreito e no caso do elevador só há espaço para uma pessoa", explicou o comandante.

Se depender da Secretária de Patrimônio de Olinda, a parceria com a Capitania dos Portos não será problema. "Temos todo o interesse de firmar esste tipo de parceria e já vou encaminhar uma equipe nossa para manter contato com a Capitania e verificar o que é necessário no sentido do farol ser incluído no nosso projeto de abertura de espaços para visitação", explicou a secretária de Patrimônio, Márcia Souto.

Márcia Souto revela que quatro igrejas já foram incluídas no projeto de visitação de espaços não pertencentes ao município. "Nós já firmamos parceria com as igrejas da Misericórdia, Sé, São Pedro e São Bento, onde oferecemos monitores para viabilizar a abertura desses espaços para visitação durante toda a semana. No caso do farol, precisamos saber o que será preciso para que ele possa ser visitado turisticamente", revelou Souto.

O farol é um importante equipamento de sinalização náutica e serve para para orientar os navegantes a quantas milhas estão da costa. Segundo o arquiteto da Secretaria de Patrimônio de Olinda, André Pina, o farol de Olinda também é utilizado pelas embarcações que entram no Porto do Recife. "Ao se aproximar do Porto de Recife, as embarcações se posicionam de frente para o farol de Olinda para localizar a abertura dos arrecifes", explicou Pina.

O primeiro farol de Olinda foi montado sobre o Fortim Montenegro, visível a 12 milhas, e aceso pela primeira vez em 1872. No início do século, o proprietário das terras do Sítio Manguinhos doou à Marinha uma área para construção do atual farol e o primeiro acabou sendo destruído.

Elevador - Além do farol que privilegia uma paisagem aérea do Sítio Histórico de Olinda, os olindenses vão contar também com o elevador panorâmico. Oequipamento faz parte do projeto de requalificação do Alto da Sé, que teve a ordem de serviço assinada na primeira quinzena de março. As obras de requalificação da Sé estão orçadas em R$ 3,7 milhões com recursos do Prodetur. O elevador panorâmico vai dar acesso ao mirante que ficará localizado na cobertura da caixa d'água a uma altura de 18 metros e irá possibilitar também uma vista de 360 graus de todo o conjunto histórico da cidade.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/04/13/urbana1_0.asp

EQUIPAMENTO É ATRATIVO
EM OUTROS ESTADOS


A abertura dos faróis para visitação pública é incentivada pelo governo federal como forma de intensificar o turismo, principalmente nas cidades históricas. O farol de Santa Luzia, em Vila Velha, no Espírito Santo, está aberto a visitação pública. Lá, o farol ajuda a orientar a navegação direcionada aos Portos de Vitória, Capuaba, Vila Velha e Tubarão.

O equipamento também pertence à Capitania dos Portos e é considerado vital para a segurança náutica. Um convênio firmado com a Prefeitura de Vila Velha tornou possível sua abertura à visitação pública diariamente. O município mantém no local estagiários para orientar os visitantes.

Na Vila Mandacaru, no Maranhão, o farol Mandacaru - inaugurado em 1940 - tem 160 degraus, algo equivalente a um prédio de 14 andares. O farol fica aberto ao público nas terças, quintas e domingos.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, o farol de Mãe Luiza, inaugurado em 1951, possui uma torre de 37 metros de altura com 150 degraus em espiral. A lanterna no alto da torre funciona com energia elétrica e o facho tem um alcance de 44 quilômetros. O farol é administrado pelo Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste e também está aberto a visitação pública.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/04/13/urbana1_1.asp

Nenhum comentário: