quarta-feira, 4 de junho de 2008

MPPE e EMTU firmam acordo sobre acesso de crianças aos ônibus

Do JC OnLine

As crianças de até seis anos terão acesso gratuitos aos ônibus do Grande Recife. Um acordo, assinado junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em 14 de maio e publicado na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial, prevê a distribuição de cartões eletrônicos às crianças usuárias do sistema, permitindo que elas possam entrar de graça nos ônibus rodando normalmente a catraca, e não se arrastando por baixo dela.

A medida deverá entrar em vigor assim que for implantado o novo sistema de bilhetagem eletrônica, atualmente em fase de licitação. As crianças deverão se cadastrar junto a EMTU para receber o cartão – a primeira via será gratuita – e a bilhetagem será programada para parar de funcionar automaticamente, assim que a criança completar seis anos.

A gratuidade no acesso de crianças com até seis anos incompletos ao sistema de transporte coletivo é garantida pelo decreto estadual 14.846/91. No entanto, meninos e meninas vinham se expondo ao risco de acidentes ao entrar nos coletivos por debaixo da catraca. Várias reclamações chegaram à Promotoria de Infância da Capital, que há cerca de dois anos abriu um procedimento de investigação e iniciou uma série de audiências com a EMTU.

http://jc.uol.com.br/2008/06/04/not_170624.php

Nenhum comentário: