quarta-feira, 4 de junho de 2008

Missa em homenagem a Toinho Alves será nesta quinta


Do JC OnLine

O músico Toinho Alves, 64 anos, do grupo pernambucano Quinteto Violado, será lembrado nesta quinta-feira (5), durante missa de 7º dia, realizada no Mosteiro de São Bento, em Olinda, Região Metropoitana do Recife. A missa será às 20h, celebrada por Dom Geraldo. O contrabaixista faleceu no último dia 29, vítima de um infarto.

Amigos de São Paulo também irão realizar ato religioso em homenagem ao músico, também realizado no Mosteiro de São Banto, às 13h, na capital paulista.

O músico Toinho foi dormir no balanço da rede,
Feito um passarinho...

Com sua alma tão leve,
Voltou para o Agreste
Dos tempos de moleque.

Pousou no meio da mata,
Sobre os pés de frutas silvestres,
Entre sons e silvos tais...
Aos seus ouvidos musiciais.

Agora é o mais novo passarinho,
Nas revoadas das tardes...
Adeus!
Músico Toinho Alves!
Neusa Matuoka
29/05/2008

BIOGRAFIA - Toinho nasceu em Garanhuns, no Agreste pernambucano, integrava uma família de músicos e teve a oportunidade de aprender música antes da alfabetização. Em sua cidade, participou da Banda Municipal e herdou dos monges beneditinos o gosto pelo canto. No Recife, exerceu a profissão de Engenheiro Químico antes de optar em definitivo pela música. Na primeira metade dos anos 60 criou o grupo vocal Os Bossa Norte, do qual também fizeram parte Naná Vasconcelos e Marcelo Melo.

A idéia de formar o Quinteto surgiu quando integrava o TVU-3, grupo musical vinculado à TV Universitária, do qual também faziam parte Luciano Pimentel (bateria) e Sérgio Kyrillos (piano). Em uma apresentação com Fernando Filizola e Marcelo Melo - convidados - Toinho percebeu que aquilo ali poderia render muito mais. Voz e contrabaixo do Quinteto Violado, é o responsável pela coordenação musical dos arranjos, repertório, produção artística dos discos e direção musical dos espetáculos.

http://jc.uol.com.br/2008/06/03/not_170532.php

Nenhum comentário: