segunda-feira, 2 de junho de 2008

Paulinho do Amparo: uma visão particular do jazz


Paulo do Amparo extrai sons de suas pinturas

NUANCES // Artista inaugura hoje a exposição Jazz, na qual representa performance de bandas e cantores

Júlio Cavani
Da equipe do Diario

Traduzir a música em imagens é um dos desafios do artista Paulo do Amparo na exposição Jazz, em cartaz a partir desta segunda-feira no bar Central. Sons parecem sair das pinturas, que mostram a performance de bandas e cantores. A forma de expressar o tema parece bastante direta e didática, mas são os detalhes e nuances que fazem a diferença. Seu segredo é pintar como se estivesse tocando.

Quando retrata uma mulher ao microfone, por exemplo, Paulo do Amparo desenha o formato de sua boca com um tracejado que traduz a emoção e o espírito da performance. As curvas e a própria roupa da cantora sugerem estilos musicais, lugares e sentimentos que se associam às referências e lembranças do público. Os personagens parecem ter a alma. Mesmo sem escutar as vozes e sons, é possível sentir o espírito das canções.

Em outros quadros, como em um que mostra um pianista retratado de perfil, rabiscos espalhados no ar sugerem a movimentação das vibrações de ondas. O improviso do instrumentista sobre as teclas é transcrito em forma de descargas de tinta aparentemente aleatórias que dão origem a uma composição coerente, exatamente como em uma criação jazzística espontânea.

Quando escolhe o "jazz" para o título da exposição, Paulo não quer se concentrar em um gênero específico. As imagens mostram que seu entendimento sobre esse estilo é expandido, pois há espaço para DJs, guitarristas e orquestras de frevo, em um gesto cosmopolita tipicamente olindense. A forma de criar é o que importa, seja com a tinta ou com os intrumentos.

Serviço

Exposição Jazz, de Paulo do Amparo
Quando: Abertura hoje, às 18h30
Onde: Bar Central (Rua Mamede Simões, 144, Santo Amaro, Centro)
Informações: 3222-7622

http://www.pernambuco.com/diario/2008/06/02/viver3_0.asp

ISABELLE BARROS

Artista inquieto, o olindense Paulinho do Amparo mostra sua nova série de desenhos no Bar Central, a partir das 20h de hoje. São 12 trabalhos de pequenas dimensões em acrílico sobre tela, feitos especialmente para a exposição, onde ele exibe sua visão particular sobre o jazz. “Quase todo o meu trabalho autoral é ligado à música”, explica. A tela usada para imprimir os cartazes da mostra também será exibida ao público. As obras vendidas serão repostas, o que garante a exposição de novas peças. A exposição ficará em cartaz durante um mês.


Além de sua produção como artista plástico, Paulinho do Amparo também se dedica à sua gravadora, a 3 ET’s Records e começou a trabalhar com cinema de animação há três anos. Entre os próximos lançamentos, também relacionados com sua produção de desenhos, estão agendados o curta metragem “Olinda, Caveira, Canção” e um videoclipe. Durante a mostra, também serão vendidos materiais dos videastas Grilo e Fernando Peres, além de blusas confeccionadas por sua irmã, a DJ Catarina dee Jah.


Serviço
“Jazz”, desenhos de Paulinho do Amparo
Abertura: Hoje, às 19h
Entrada Franca
Informações: 3222-7622

http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: