sábado, 12 de abril de 2008

Olinda pode ter caso de dengue hemorrágica


Morador da Vila Popular, Francisco Gomes, parente de Roberto Bandeira, diz que tudo aconteceu muito rápido Foto: Juliana Leitão/DP

Dengue hemorrágica pode ter causado mais duas mortes no estado
Suspeitas: Vítimas residiam em Olinda e em Santa Maria do Cambucá


Juliana Colares e Marcionila Teixeira
Da equipe do Diario

A dengue hemorrágica pode ter feito mais duas vítimas fatais em Pernambuco. Os casos suspeitos são de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, e de Santa Maria do Cambucá, no Agreste. A informação foi divulgada ontem pelo secretário executivo de Vigilância em Saúde, Cláudio Duarte. O Laboratório Central (Lacen) está analisando as vísceras dos pacientes para atestar se eles foram vítimas da dengue em sua forma mais grave. Até ontem, o estado tinha apenas uma morte confirmada por dengue hemorrágica este ano. A vítima foi o estudante Wanderson Pereira, 8 anos, que morava em Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes. A Secretaria Estadual de Saúde já confirmou 317 casos de dengue clássica e três de dengue hemorrágica, desde janeiro.

Em Olinda, as equipes de saúde estão investigando a morte do encanador Roberto Cabral Bandeira, 32 anos. Ele morava na Vila Popular e faleceu no último dia 2. A mulher dele, Sônia do Nascimento, 38, disse que o marido adoeceu no dia 29 de março. "Parecia que estava com gripe. Se queixava de dor na garganta, febre, corpo mole, tosse e a batata da perna dolorida. Ele também vomitou muito sangue. Mas os médicos disseram que tudo isso era sintoma de leptospirose", comentou. O paciente morreu na UTI do Hospital Otávio de Freitas.

Na Rua São Paulo, onde Roberto morava, não há saneamento básico. As suspeitas de casos de dengue também são constantes, segundo os moradores. A diretora de Vigilância em Saúde de Olinda, Márcia Marcondes, disse que há grandes chances de Roberto ter sido vítima da dengue hemorrágica. "Inclusive a equipe do Hospital Otávio de Freitas nos encaminhou uma ficha de notificação de dengue e não de leptospirose", avisou.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/04/12/urbana1_0.asp

Nenhum comentário: