segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ciclovia da Orla de Olinda: Apesar da sinalização, carros estacionam na faixa


Espaço para ciclistas não é respeitado (Foto: Diego Nigro/Arquivo Folha)

Como proibir ciclistas de trafegarem no calçadão sem obrigá-los a concorrer com os veículos motorizados que circulam nas vias públicas? A solução para essa questão foi dada por meio da delimitação de uma ciclofaixa na avenida beira mar. No entanto, a ação positiva mostrou-se ineficiente. A ciclofaixa não é respeitada pelos motoristas que estacionam e trafegam ao longo da via levando os ciclistas a circularem irregularmente pelo calçadão ou a se arriscarem dividindo espaço com o carros na avenida.

Apesar de haver sinalização indicando o espaço de ciclofaixa e proibindo a circulação das bicicletas na calçada, é comum observar em qualquer dia ou horário o desrespeito às regras. Um dos motivos para o estacionamento indevido é que os trechos da ciclofaixa que ficam próximos às vagas de estacionamento não são bem delimitados quanto os trechos localizados na própria via. A falta de fiscalização tanto do estacionamento irregular quanto da circulação de bicicletas contribui para a perpetuação do hábito de não respeitar o espaço que cabe a cada um. O motorista não respeita a ciclo faixa, levando os ciclistas a desrespeitarem o calçadão, afetando, por sua vez, os pedestres.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Transportes e Meio Ambiente, Oswaldo Lima Neto, a prefeitura iniciou, há cerca de duas semanas, obras de sinalização. “Estamos estabelecendo a sinalização vertical da via, que não foi feita antes, por falta de recursos. Além disso, serão construídas passagens de pedestres no nível da calçada, para que os motoristas sejam obrigados a reduzir a velocidade”, afirmou. A previsão de conclusão é de 60 dias.


http://www.folhape.com.br/
.
.

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Nenhum comentário: