quinta-feira, 29 de maio de 2008

Embate entre PCdoB e PHS volta a repercutir

A suposta tentativa do Partido Comunista Brasileiro (PCdoB) de destituir da presidência do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) o ex-vereador de Olinda Élcio Siqueira voltou a ser criticada pelo líder da Oposição da Alepe, deputado Pedro Eurico (PSDB), e pelo primeiro vice-presidente, deputado Izaías Régis (PTB), ontem em Plenário. "Foi um golpe traiçoeiro da Prefeitura de Olinda", disse o tucano.

No último sábado (24), a Executiva Nacional do PHS determinou que a legenda não pode apresentar candidatos a vereador em Olinda. O líder do partido no município, Élcio Siqueira, apóia a pré-candidatura do filho, Arlindo Siqueira (PTB), à Prefeitura de Olinda.

"É inaceitável que uma legenda constituída democraticamente seja destituída desta forma, forçando seus militantes a apoiar a candidatura definida pelo PCdoB", protestou o tucano. Izaías agradeceu a Eurico o apoio e classificou a medida como “uma postura antidemocrática”. “O presidente do PHS deveria denunciar o fato ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE)”, sugeriu.

Os 47 nomes da sigla para a disputa proporcional ameaçam abandonar a campanha, se forem obrigados a apoiar o pré-candidato do PCdoB, Renildo Calheiros. A intervenção resultou no afastamento de Élcio Siqueira.

Os filiados ingressaram, anteontem, na Justiça para reverter a situação e fizeram mobilizações ontem na Alepe. O deputado Clodoaldo Magalhães (PTB) também defendeu o PHS e prestou solidariedade.

http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2008/mai/legi10280508.htm

Nenhum comentário: