terça-feira, 27 de maio de 2008

Decisão contestada: PT de Olinda contra Calheiros

DEU NO BLOG DE JAMILDO:

DECISÃO CONTESTADA
Não é só no Recife que o PT é rachado. Em Olinda também



A divisão interna no PT de Olinda continua. O secretário geral do partido promete "melar" o acordo com o PCdoB. Abaixo cópia dos documentos protocolados por ele hoje.

Do Secretário Geral do PT Olinda

Ao Diretório Municipal do PT Olinda

Olinda 26 de maio de 2008

Venho através deste solicitar a esta instância partidária a realização de eleição dos delegados para o Encontro Municipal Eleitoral do município, pelos seguintes:

1- Não havendo acordo dentre todos membros da Executiva Municipal deverá ocorrer eleição na base para eleger delegados para o encontro municipal;

2- A decisão com relação à aliança tem que ser tomada pelos filiados, escutados, neste encontro, através de seus delegados eleitos em processo democrático;

3- O Regimento Eleitoral Nacional do Partido dos Trabalhadores diz que deverão existir eleições para delegados ao Encontro Municipal Eleitoral, para ser decidido neste momento o caminho a ser tomado pelo partido no município.

Atenciosamente,
Ricardo Sousa
Secretário Geral do PT


PT decide pelo candidato do PCdoB, mas não sai totalmente unido

Na última reunião do Diretório Municipal do PT Olinda (DM Olinda) foi decidia por esta instância partidária o apoio ao PCdoB para eleições Majoritárias de 2008, mas não foi uma posição de consenso de todo partido. Membros ligados ao Secretário Geral, enfermeiro Ricardo Sousa, se opuseram à decisão e levaram a maioria das decisões para votação, criando um clima de rivalidade dentro do partido, pois este grupo acredita que a melhor opção para Olinda seja o candidato do PTB, Arlindo Siqueira.

O grupo ao qual pertence Ricardo Sousa propôs na reunião que a decisão sobre a quem se aliar na eleição majoritária fosse tomada apenas no Encontro Municipal Eleitoral do PT nos dias 6, 7 e 8 de junho, pois não existe um posicionamento concreto do PCdoB com relação as reivindicações do PT, diferente do PTB que já deixou clara as sua proposta para próxima gestão, a saber: Garantia da vaga da Vice-Prefeitura; reorganização das Secretarias do Governo, dando mais autonomia as decisões tomadas pelos seus respectivos gestores; criação de um Conselho Político amplo e democrático; Gerenciamento, no âmbito municipal, de todos programas do governo Federal, como Bolsa Família, PAC entre outros. Mesmo diante de todos estes fatos, o DM de Olinda, optou pela escolha naquele momento da aliança majoritária, sendo vencido em votação o grupo do Secretário Geral.

Uma segunda batalha foi travada no DM Olinda, onde Ricardo Sousa pediu a palavra e declarou que a opção do grupo ao qual pertence é de apoio à candidatura de Arlindo Siqueira do PTB para prefeito de Olinda, pois acreditam que Arlindo seja a melhor opção para o avanço do projeto de esquerda da sociedade olindense. Ricardo Sousa argumentou ainda que o PCdoB trata a gestão com mão de ferro e que, os comunistas, tentam, a todo custo, desvincular as eleições do Recife com as de Olinda, pois no primeiro os camaradas insistem com a candidatura de Luciano Siqueira, contrapondo-se aos projetos das esquerdas na cidade do Recife, diferentemente do apoio incondicional dado pelo PTB a João da Costa, prefeituável da capital.

Assim a decisão de apoio ao candidato da Prefeita ao invés de Arlindo Siqueira, foi conseguida a base da votação, criando um mal-estar dentro do PT Olinda, saindo este partido já frágil para o processo eleitoral.

Além disso, foi dado ao PCdoB o aval de decidir como, de que forma e onde quer o PT na aliança, deixando o partido em uma situação muito delicada perante a sociedade olindense e ao seu conjunto de filiados, que sempre depositaram confiança e esperança no Partido dos Trabalhadores de Olinda. Temos o receio de que a construção histórica realizada pelo PT seja colocada em segundo plano pelos companheiros do DM Olinda.

Nós do PT Olinda tínhamos um acordo para o Encontro Municipal Eleitoral, onde o consenso era o mote fundamental, consenso este que foi quebrado na última reunião do DM, havendo assim uma quebra de acordo. Por isso esta decisão tomada, no último DM, não tem validade perante o processo eleitoral de 2008.

Sendo assim, o Partido dos Trabalhadores de Olinda terá que realizar o Encontro Municipal Eleitoral, a partir de eleições de delegados na base, como rege o regimento eleitoral aprovado pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Não aceitaremos as decisões tomadas por meia dúzia de caciques. Temos que respeitar e aceitar as decisões tomadas pelos cerca de 1800 filiados do partido em Olinda.

Por isso, eu, Ricardo Sousa e o grupo a qual pertenço, vamos levar para reunião da Executiva Municipal este fato e entraremos com um pedido de eleições para delegados para o Encontro Municipal Eleitoral, caso não seja aceita nesta instância, levaremos o pleito para as instâncias Estaduais e se for preciso para o Diretório Nacional.

Saudações Democráticas e Socialistas, ao povo olindense.


http://jc.uol.com.br/blogs/blogdejamildo/

Nenhum comentário: