sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Cehab e Itep apoiam moradores de Rio Doce

Acordo foi viabilizado por meio da Comissão de Defesa da Cidadania

O impasse entre a Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab) e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) parece ter chegado ao fim. Ontem, a gerente de Obras e Habitação da Cehab, Éricka Luna, confirmou, durante audiência pública realizada pela Comissão de Defesa de Cidadania da Alepe, que o instituto fará a vistoria técnica no Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek, localizado na 4ª etapa de Rio Doce, em Olinda. "O processo para a realização do convênio está em andamento e, agora, só depende do trâmite burocrático", afirmou a engenheira.

De acordo com o representante do Itep, Carlos Wellington, a vistoria será feita em três etapas: levantamento do grau de risco dos imóveis, estudo de caso e avaliação das soluções. "Vamos fazer um estudo especifico nos 15 prédios interditados para identificar o problema e desenvolver um projeto reparador. Nos demais imóveis, serão averiguados o grau de risco de cada um e, havendo necessidade, faremos uma avaliação mais detalhada", explicou, Wellington. Ao todo são 152 prédios.

No encontro, realizado no último dia 12, o Ministério Público do Estado (MPPE) apresentou um documento assinado pelo próprio Itep, alegando que teria dificuldades para apontar soluções aos problemas encontrados nos edifícios. Carlos Wellington explicou que a deficiência da entidade é quanto aos prédios caixões, que ainda não possuem uma metodologia segura de recuperação.

A notícia agradou a presidente do colegiado, deputada Terezinha Nunes (PSDB). "Encerramos o ano com chave de ouro. Conseguimos que o Itep e a Cehab sentassem e definissem a vistoria dos prédios", comemorou. A parlamentar disse que, logo após a conclusão do laudo do Itep, irá a Brasília, juntamente com os deputados Luciano Moura (PCdoB) e Isabel Cristina (PT), a fim de falar com a presidência da Caixa para que ela assuma ou financie as despesas. "Espero que, no próximo ano, a situação seja de fato resolvida", frisou.

O vice-presidente da Comissão, Luciano Moura, destacou a importância da assinatura do convênio entre o Itep e a Cehab. "É um fator muito relevante para o enfrentamento do problema", disse. O parlamentar registrou, ainda, o trabalho do colegiado. "As audiências públicas fizeram com que os vários órgãos envolvidos se unissem em busca de solução", comentou.

Também estiveram presentes o diretor de Controle Urbano e Ambiental da Prefeitura Municipal de Olinda, Eduardo Monteiro; a promotora de Justiça de Cidadania de Olinda, Helena Capela; o coordenador do Movimento dos Mutuários do Núcleo Habitacional Rio Doce-Olinda, Cícero Rodrigues; e os vereadores Severino Barbosa de Souza (Biai) e Marcelo Santa Cruz.

http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2007/dez/legi06201207.htm

Nenhum comentário: