quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Famílias começam a deixar imóveis

MIRTHYANI BEZERRA

Os moradores que vivem nas margens do Canal Vasco da Gama/Peixinhos, na comunidade de Chão de Estrelas, sentiram de perto como andam as obras do Programa de Infra-estrutura em Áreas de Baixa Renda na Região Metropolitana do Recife (Prometrópole). Com o objetivo de desocupar a área e possibilitar o começo das obras de pavimentação e urbanização previstas pelo projeto, ontem, a prefeitura do município iniciou a retirada de 350 famílias de suas casas. A previsão é de que todos os residentes nas proximidades do canal sejam removidos em, no máximo, quinze dias. Quem sair dos barracos terá direito a receber um auxílio-moradia no valor de R$ 151,00 durante seis meses, quando deverá ser concluída a construção de um conjunto habitacional no bairro, que abrigará esses moradores. A ação é a segunda obra realizada pelo programa nas áreas carentes do município, a primeira está sendo executada nas proximidades do canal do Jacarezinho, no Arruda.

O secretário de Saneamento do Recife, Marcus Tullius, explicou que a retirada está sendo feita por agendamento, ou seja, as famílias comunicam a prefeitura quando deverão se mudar para outros lugares e recebem transporte para remover seus pertences. “A ação é necessária para realizarmos trabalhos de urbanização na área com a finalidade de melhorar as condições de vida e moradia dos residentes na comunidade”, contou. Segundo o secretário, serão instalados no local 14 mil metros de rede de esgoto, quatro mil metros de distribuição de água, 21 ruas pavimentadas, além da revitalização de áreas de lazer. “Cerca de R$ 20 milhões, provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, serão necessários para realização do serviço”.

Serão construídas cerca de 350 casas do tipo dúplex no novo conjunto, com sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois quartos, totalizando 48 metros quadrados de área.

http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: