terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Olinda tem projetos contemplados


Orquestra Contemporânea de Olinda foi um dos contemplados da área de música e deve lançar disco Foto: Gil Vicente/DP

Programa de Cultura do BNB distribui R$ 3 milhões
Patrocínio // Pernambuco teve 16 projetos selecionados no edital


O Banco do Nordeste divulgou a lista de projetos contemplados no Programa BNB de Cultura. Dos mais de 3 mil inscritos, 192 foram selecionados, incluindo 16 de Pernambuco. O total de recursos distribuídos é de R$ 3 milhões.

Em música, foram escolhidos a Orquestra Contemporânea de Olinda, a banda Treminhão, o projeto Além da música (do Grêmio Henrique Dias), o CD do Encontro Pernambucano de Choro, a reforma da sede da Sociedade de Cultura Musical 1º de Novembro (Timbaúba) e o Festival da Herança Afro-Brasileira no Ponto de Cultura do Maracatu Carnavalesco Leão Coroado.

No setor de audiovisual, os vencedores foram os projetos O povo Truká registra sua cultura, da ONG Vídeo nas Aldeias, Bendita sois vós, da produtora Cabra Quente Filmes, e Oficina audiovisual para surdos, da Página 21. Raul Lody foi contemplado em literatura, com o projeto Palavras de axé: Memória e pertencimento do Nagô do Recife.

Na área de artes cênicas, a Escola Pernambucana de Circo ganhou apoio para a montagem do espetáculo A avó, a mãe e afilha. Também foi selecionada a encenação da peça teatral A donzela Joana, de autoria de Hermilo Borba Filho, aprovada no nome da empresa Uchôa Cavalcanti Ltda, de Camaragibe.

Para a categoria de artes integradas, quatro pernambucanos estão entre os escolhidos. A Associação Estrela Guia, de Igarassu, ganhou apoio para o Espaço Cultural A Rainha da Tapioca. O Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda vai promover oficinas de frevo de rua. O fotógrafo Pedro Rampazzo recebe verbas para a Antologia do Pastoril Profano. Também foi apoiado o projeto É feito de taipa: Uma viagem de prospecção e sensibilização cultural, do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada, de Olinda.

http://www.pernambuco.com/diario/2007/12/04/viver2_0.asp

Nenhum comentário: