quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Governador anuncia obras


Governador anuncia e entrega obras em comunidades

O governador Eduardo Campos e todo o seu secretariado cumprem nesta quinta-feira uma agenda de anúncios e inauguração de obras em quatro comunidades das cidades de Recife e Olinda. A programação começa às 8h, na companhia do prefeito do Recife, João Paulo, quando será anunciada a construção de uma ponte na comunidade da Ilha de Deus, na Imbiribeira.

A obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores e foi prometida pelo governador assim que assumiu o mandato. O investimento, de R$ 1.4 milhão, é fruto de parceria entre as administrações estadual e municipal.

Na ocasião, Eduardo ainda vai anunciar o início dos trabalhos nas áreas de habitação, abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação da Ilha. O edital de licitação foi lançado no último dia 28 de fevereiro e a assinatura do contrato está prevista para fevereiro de 2008. Desde o início do ano, a Secretaria de Planejamento e Gestão vem coordenando o processo de construção de um modelo de intervenção urbanística e social que será implementado na Ilha de Deus em 2008.

Estudos da Secretaria de Planejamento, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Prefeitura do Recife identificaram as necessidades de redução da área ocupada, investimentos em infra-estrutura de saneamento ambiental, pavimentação de vias, construção de uma ponte que dê acesso ao local, já que antiga é feita de madeira e tem estado precário de conservação e ainda a elevação da cota da Ilha, para evitar os constantes alagamentos que ocorrem na maré cheia. O trabalho também apontou a necessidade de construir 266 unidades habitacionais, mas foram levadas em consideração as casas ainda em bom estado e as famílias que pretendem deixar a Ilha. Hoje a população local conta com cerca de 1.100 habitantes.

Em seguida, Eduardo e toda a comitiva seguem a serie de visitas. Às 10h será feita uma vistoria técnica nas obras do Prometrópole na localidade de Capilé, bairro de Campo Grande, onde está sendo construído um conjunto habitacional com 187 casas. De lá, eles seguem para a comunidade do Jacarezinho, em Campina do Barreto onde às 11h o governador vai inspecionar as obras de construção de 265 habitações e a intervenção no canal do Jacarezinho.

A programação será encerrada às 12h, na comunidade de Passarinho, em Olinda, onde 39 famílias carentes vão receber casas populares construídas pelo programa Prometrópole. As habitações serão entregues pelo governador Eduardo Campos e pela prefeita Luciana Santos. O conjunto habitacional fica na margem esquerda do Rio Beberibe, uma localidade marcada pela precariedade da infra-estrutura urbana.

Compostas por sala, um, dois ou três quartos, cozinha e banheiro e ainda podendo ser térreas ou de 1° andar, as casas atendem às necessidades específicas de cada família. Durante todo o período de construção, os moradores reassentados receberam auxílio moradia.

A ação acontece uma semana após a assinatura de convênio de financiamento com a Caixa Econômica Federal. Esta é a primeira etapa das obras de urbanização e requalificação do bairro, que engloba saneamento básico, drenagem e pavimentação de ruas e rede de abastecimento de água.

No total, estão sendo investidos quase 10 milhões de reais, com recursos financiados pelo Banco Mundial (Bird) e pelo governo do estado. No processo de reestruturação empreendido, além das casas que serão entregues, o projeto também prevê a construção do terminal de ônibus, complementação e melhoria do sistema de esgoto (70% concluídos), abastecimento d'água (reservatório de 550 mil litros de água já construído), pavimentação e drenagem das vias de acesso. A conclusão da obra está programada para abril de 2008.

Parceria entre o Banco Mundial, Governo de Pernambuco e prefeituras de Olinda e Recife, o Prometrópole pretende aumentar a cobertura de saneamento básico e abastecimento de água das duas cidades. A iniciativa também prevê a remoção e reassentamento da população, implantação de áreas de lazer e criação de novos sistemas viários.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20071212183614&assunto=112&onde=1

Nenhum comentário: