quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Olinda terá toldos na noite da virada

Réveillon // Prefeitura da cidade apresentou projeto diferente do Recife e conseguiu aprovação da AGU para usar o calçadão da orla

Tãnia Passos da equipe do Diario

Enquanto na praia de Boa Viagem a instalação de toldos para o réveillon está proibida pela Advocacia Geral da União (AGU), em Olinda, eles serão instalados sim. A partir de hoje, a Secretaria de Planejamento inicia o cadastramento dos interessados em passar a virada do ano na praia, acomodados nesses espaços. A diferença é que em Olinda, os equipamentos vão estar instalados no calçadão da orla e na pista de rolamento e não na areia como acontecia em Boa Viagem.

Para evitar conflitos com a AGU, a Prefeitura de Olinda apresentou um projeto da proposta do réveillon da praia no município e recebeu sinal verde. "Em Olinda o procedimento é usar o espaço do calçadão. Por isso não tivemos nenhum impedimento por parte da Advocacia Geral da União", explicou o secretário de Planejamento, Oswaldo Lima Neto.

O trecho onde será permitida a instalação de toldos na orla de Olinda fica entre o colégio Atual e o Hotel Quatro Rodas, na praia de Casa Caiada. De acordo com a diretoria de controle urbano do município, a médiade ocupação varia de 70 a 80 toldos, mas há espaço para mais equipamentos. "Se houver uma demanda maior nós temos área disponível para destinar para mais toldos", adianta Ana Moura, assessora de Controle Urbano.

Interesse - A confirmação da festa na orla trouxe tranqüilidade para os moradores locais. O aposentado Luís Figueiredo Melo, 78 anos, está ansioso para a festa. " Isto aqui é uma maravilha. Todo mundo se reúne de frente para o mar e se confraterniza. Não há lugar melhor para se passar a virada do ano", afirmou Melo.

As amigas Maria das Neves Soares, 59 e Maria Lúcia Valença, 65, acreditam que este ano a demanda na orla de Olinda poderá ser maior por causa da proibição em Boa Viagem. "É bem provável que muita gente acabe correndo para passar o réveillon aqui. Se vierem, tenho certeza que não não se arrependerão", disse Maria das Neves.

As inscrições para reserva de espaço para toldos no calçadão da Avenida Marcos Freire devem ser feitas na sede da Secretaria de Pla nejamento, na Estrada do Bonsucesso,306. Os interessados precisam apresentar cópia de documento de identidade ou CPF e o comprovante de residência. Não é necessário pagar nenhum taxa.

"O espaço é gratuito, mas é preciso fazer o cadastramento para que a gente possa ordenar o posicionamento dos toldos. Eles também precisam da autorização para conseguir ponto de luz junto à Celpe", explicou Ana Moura. Quem for passar a virada do ano na orla de Olinda vai poder assistir a queima de fogos e saldar a chegada de 2008 ao som de uma banda de frevo e grupos de ciranda.

http://www.pernambuco.com/diario/2007/12/20/urbana8_0.asp

Nenhum comentário: