quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Enseada de Serrambi oito anos depois

Oito anos da tragédia no Edifício Enseada de Serrambi em Olinda

Há exatos oitos anos, no dia 27 de dezembro de1999, uma tragédia marcava a vida de 24 famílias que moravam no bloco B do Edifício Enseada de Serrambi, em bairro novo, Olinda. O prédio desabou, deixando sete pessoas mortas, entre elas, uma mulher grávida, e onze feridas.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Rogério Coutinho, foi o primeiro a chegar para prestar socorro às vitimas. Ele estava próximo ao local do desmoronamento, ouviu um forte estrondo e, só depois de ver a poeira e os escombros pôde entender o que, de fato, tinha ocorrido. “Quando eu cheguei ao local, era o caos. Muita gente gritando, ninguém sabia o que tinha acontecido. O prédio caiu e ninguém sabia o motivo. A gente escutava o pedido de socorro embaixo dos escombros. A gente resgatou uma menina e uma senhora. Trabalhamos muito naquela noite”, relembra o bombeiro.

A Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor de Pernambuco, Adecon, entrou com uma ação coletiva em nome de todas as famílias que moravam no Enseada de Serrambi. A construtora Conipa foi considerada responsável pelo desabamento do prédio. A ação foi vitoriosa em todas as instâncias judiciais, mas, até o momento, nem todas as famílias receberam a indenização. “A questão da indenização não ter sido paga é um problema dos próprios diretores das empresas e construtoras que se negam a cumprir a decisão da Justiça.”, explica a presidente da Adecon. Rosana Grimberg

O terreno onde ficava o edifício, na Rua Barão de São Borja, uma área de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados, hoje está tomado pelo mato e pelo lixo. E os moradores, como o bancário Jorge Arruda, na época síndico do edifício, revoltados e com o sentimento de injustiça. “É um sentimento de revolta muito grande. Solidários que nós estamos com os caos que vêem ocorrendo, inclusive com este (Conjunto Servilha), clamamos por Justiça para todos nós e as famílias envolvidas nesses desabamentos que vêem ocorrendo na Região Metropolitana do Recife”, desabafou.

da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: