sábado, 22 de dezembro de 2007

Pastoril de homens em Olinda

Pastoril às avessas é ensaiado em São Benedito, Olinda

O Pastoril, tradicional dança natalina, é conhecido pela presença quase exclusiva de mulheres. Mas o Centro de Assistência Cultural e Social Professor Alexandre Spain, localizado no bairro de São Benedito, Olinda, rever essa tradição. O pastoril ensaiado por lá, de origem cristã reformada, tem homens como protagonistas. É o “Camponeses”, espetáculo natalino que, segundo seu criador, é o verdadeiro pastoril.

“A bíblia diz que são os camponeses que avistam a estrela anunciando o nascimento de Cristo. Eles, e não elas, é que estavam nos campos de Belém”, diz o professor Alexandre Spain, idealizador do Centro.

O pastoril se apresenta neste sábado (22) em Dois Unidos, às 14h, e em Bonsucesso, às 18h. Para o domingo (23), a apresentação vai ser na praça do IMIP, nos Coelhos, às 19h, e segunda-feira (24), na véspera de natal, no Pátio de São Pedro, às 18h.

Responsabilidade Social

O Centro Cultural e Social não é responsável apenas pelo pastoril “diferente”. Há dez anos, o local atende crianças e jovens da comunidade de São Benedito, oferecendo cursos de confecção de fantasias e dança: “primeiro observamos se a pessoa se interessa mesmo por dança, se tem vontade e vocação. Em caso positivo, ela é incorporada ao grupo de dançarinos” explica Zilda Vasconcelos, uma das coordenadoras do projeto.

Esse foi o caminho percorrido por Fernanda Vasconcelos. A jovem, de 21 anos, aprendeu a dançar no Centro Cultural e hoje é professora de dança profissional: “Ensino na rede municipal do Recife. Devo ao projeto tudo o que sou hoje”, agradeceu.

O projeto é aberto a todos, mas para participar das oficinas de confecção de fantasias e / ou de dança é preciso ter entre 13 e 23 anos. “E muita vontade de dançar”, completa Zilda.



da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: