quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Emergência Traumatológica em Olinda

Olinda ganhará a primeira emergência municipal de PE

A 1ª Emergência Traumatológica Municipal de Pernambuco será implantada na cidade de Olinda. A unidade será mantida pelo Governo do Estado, que deve investir, por mês, cerca de R$ 180 mil, e administrada pelo município. Segundo o secretário de saúde de Olinda, João Veiga, o novo centro de urgência funcionará nas dependências do Hospital Tricentenário, em Bairro Novo. A previsão é que os usuários tenham acesso a ela a partir da terceira semana de janeiro de 2008. “A proposta é que esteja pronta antes do período do Carnaval. Só estamos esperando a assinatura do governador Eduardo Campos”, observou o secretário.

De acordo com Veiga, a emergência traumatológica tem o objetivo de dar atendimento à parte norte da Região Metropolitana do Recife (RMR). “A intenção é oferecer uma retaguarda para as grandes urgências, cuidando de pacientes de Itapissuma, Abreu e Lima e Paulista”, afirmou. Hoje, 90% dos enfermos de Olinda que precisam de atendimento na área de trauma precisam se dirigir ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, na Capital. “Queremos assistir pelo menos 80% dessas pessoas”, acrescentou.

O secretário João Veiga adiantou que os atendimentos a serem realizados na nova unidade de saúde devem custar até cinco vezes menos que no HR. “Os procedimentos feitos na Restauração saem mais caro para o Governo por causa da segurança, da manutenção do prédio, da água e do oxigênio”, explicou. A proposta é que só sejam encaminhados para a maior emergência do Estado (HR) os casos de fratura exposta e de alta complexidade que não forem resolvidos pelo município.

Segundo a Secretaria de Saúde de Olinda, a estimativa é que a unidade realize 7,5 mil atendimentos por mês, entre imobilizações e cirurgias de pouca complexidade. A unidade vai dar conta de incidentes de fraturas não-expostas, expostas, torções, entorses, luxações, contusões musculares, torcicolos e dores lombares. O local vai contar com uma sala de Raio-X, de imobilização e dois consultórios médicos, onde ficarão de plantão um médico, dois auxiliares, um gesseiro e uma enfermeira.

http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: