sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Arte alternativa movimenta Olinda

Eventos artísticos organizados em esquema cooperativo são uma tradição contemporânea em Olinda. Neste fim de semana, duas exposições-festas desse tipo são realizadas, uma hoje e outra amanhã, ambas na Rua Henrique Dias (Varadouro).

Neste sábado, será fechado um dos espaços culturais olindenses que mais movimentaram o circuito alternativo de artes plásticas em Pernambuco nos últimos anos, A menor Casa de Olinda. Na festa de demolição simbólica do imóvel, a partir das 14h, o público ouve música, bebe cerveja, compra roupas e conhece trabalhos dos artistas Daniela Brilhante, Juliana Notari, Flávia Giroflai, Paulinho do Amparo, Grilo e Isabela Stampanoni, entre outros. Fernando Peres, fundador da casa, vai produzir uma nova fachada no imóvel, projetada especialmente para a despedida.

Hoje, às 18h, é inaugurada a 2ª Mostra de Artes Visuais Célula Mater, na casa que fica na esquina entre as ruas Henrique Dias e 13 de Maio (número 97). O "mater" do nome do evento é uma sigla para "Multimeios, Artes, Tecnologia, Educação e Realidade". A exposição, com a participação de artistas plásticos e fotógrafos, fica em cartaz até 20 de janeiro.

Na Célula Mater, a publictária Marília Santos apresenta a instalação Pisa na fulô, formada por 30 fotos de flores de diversos lugares do mundo que ela visitou. O artista Diogo Todé mostra seu Cardápio de intervenções urbanas, que aborda a ocupação artística de lugares públicos. O pintor Álvaro César exibe telas da série Composição sem eixo. Na festa, também será lançada a revista Traça, dedicada às artes gráficas.

Três exposições de fotografia ainda integram a mostra Célula Mater. Uma delas, com curadoria de Ivan Alecrim, vai mostrar a poesia presente no fotojornalismo a partir do tema Alegria do povo, com a participação de pelo menos oito profissionais da imprensa pernambucana. No ensaio Mazurca do Alto do Moura, a fotógrafa Raquel Santana retrata o coco feito em Caruaru. Também vão ser mostrados trabalhos de alunos da faculdade Aeso, que fizeram interpretações do Manifesto Futurista, escrito pelo artista italiano Fillippo Marinetti.

Ainda no casarão 97, a designer Ana Renata mostra suas jóias, a estilista Cecília Pessoa apresenta roupas e a artista Eva Duarte desenvolve origamis. A primeira edição do evento, idealizado pelos produtores Ghustavo Távora e Gustavo Soares, foi realizada durante o Olinda Arte em Toda Parte.Para os dois eventos, a entrada é franca.

http://www.pernambuco.com/diario/2007/12/21/viver10_0.asp

Nenhum comentário: