quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Rio Doce: Falta de sinalização gera protesto


Moradores da Nápoles fecharam a via principal com pneus e madeiras(Foto: Jedson Nobre).

RESIDENTES do local exigiram placas de trânsito e lombadas eletrônicas na via

José Accioly

Os moradores da comunidade Nápoles, na 4ª Etapa de Rio Doce, em Olinda, fecharam, com pneus e madeiras, a principal avenida do local, por volta das 5h de ontem. Pacificamente, eles solicitaram a instalação de lombadas eletrônicas, semáforos e placas de trânsito em toda extensão da via, pois, desde que foi realizado o recapeamento da avenida, em 2006, muitas pessoas sofreram acidentes de trânsito. Os manifestantes afirmaram que foram enviados ofícios aos órgãos responsáveis, mas não obtiveram resposta. Eles informaram que, normalmente, os carros transitam em grande velocidade na pista e, nos fins de semana, ocorrem disputas entre veículos. “Os carros passam por aqui muito rápido. Domingo de manhã quase sempre têm ‘pegas’”, denunciou a líder comunitária Josidete Barbosa.

Moradores informaram ainda que, no último fim de semana, seis pessoas foram vítimas de acidentes. Uma delas - o aposentado Dário da Silva, 82, estava pedalando pela avenida, por volta das 8h, e se chocou com uma motocicleta, que vinha no sentido contrário. O aposentado agonizou por mais de uma hora enquanto aguardava a chegada do Samu e morreu, em decorrência de traumatismo craniano. “Queremos ter tranqüilidade quando estivermos caminhando pela pista. Domingo foi o meu tio que morreu, amanhã pode ser qualquer pessoa”, lamentou a sobrinha do aposentado, Luciana Cavalcante Silva.

Rosiclere Cerqueira, diretora da escola Jerônimo de Albuquerque, localizada à margem da via, disse que dois alunos foram atropelados. Ela afirmou ser preocupante a situação do acesso pelos alunos, principalmente, porque a instituição recebe discentes com deficiência auditiva e mental. “Desde o último ano, dois de nossos alunos sofreram acidentes e, felizmente, estão vivos. Fica complicados para nós, administradores da escola, conviver com esse problema, pois temos pessoas com certas deficiências aqui e precisam transitar pela avenida, seja para pegar sua condução ou encaminhar para casa”, informou indignada Rosiclere.

A Prefeitura de Olinda, através da diretora de transporte da Secretaria de Planejamento, Transporte e Meio Ambiente (Seplama), Eliane Cavadinha, disse ter um projeto para implantação de lombadas eletrônicas e sinalização no local. A iniciativa está em fase de licitação e tem dois meses para finalização. Em seguida, começarão as obras.

http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: