terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Ar poluído perto do lixão de Aguazinha prejudica saúde dos moradores


Crianças convivem lado a lado com o lixão de Aguazinha

Para os moradores que vivem em ao lado do lixão de Aguazinha, em Olinda, um grave problema de saúde é causado pelo ar irrespirável. A fumaça provocada pelo fogo provocado para queimar o lixo.

Maria das Dores Pimentel, que mora na 2ª Travessa Juraci, nº. 505, conta que a filha, de apenas 5 anos, sofre com asma por causa da fumaça e da poeira. “Essa daqui (aponta a pequena Estefani Fernanda) só vive sendo socorrida, já tive até que comprar nebulizador”, conta.

Ela reclama do descaso das autoridades e diz que os políticos só aparecem na área em época de eleição. “Quando eles querem voto, tudo bem. Mas quando passa o negócio de vereador, ninguém ver mais nada”, afirma.

Ela também conta que na gestão de Jacilda, a prefeitura havia prometido uma indenização aos moradores, mas que a idéia foi esquecida quando Luciana Santos assumiu. “Prefeita Luciana, porque ao invés de a senhora ir pra cidade alta, a senhora não vem aqui pro lixão?”, questiona.

Além da fumaça, a poeira levantada pelas máquinas escavadeiras trazem sérios problemas respiratórios aos moradores. “A poeira é tão grande que a gente não suporta. Eu tenho problema de rouquice, tomo remédio direto, tenho pressão alta”, conta a moradora da casa 380.

A trepidação das máquinas é tanta que, segundo seu José Manoel, chega a se sentir tonto. “Às vezes, a gente entra no banheiro e sente o coração tremer. A gente chega a pensar que está bêbado”, diz.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

2 comentários:

Yoko disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Yoko disse...
Este comentário foi removido pelo autor.