sábado, 15 de março de 2008

Pelada de comemoração ao feriado de aniversário de Olinda com mãos ao alto

Na Rua Olegário Mariano em Jardim Atlântico - Olinda, existe um campo de futebol, onde costumeiramente há mais de 10 anos crianças e adolescentes jogam todas as tardes a famosa "pelada" tão importante para o crescimento e desenvolvimento social dos que participam. Porém na tarde do dia 12 de março, uma guarnição da Polícia Militar deu uma investida policial contra mais ou menos 30 crianças e adolescentes que se divertiam no local, onde na carência de uma área de lazer adequada improvisaram esse tereno como campo de futebol.

Crianças que residem no Habitacional Parque Floresta e jovens da comunidade da Beira Rio se divertiam sem violência, sem nenhum desvio de conduta, estando na maioria sem camisa, onde percebe-se claramente que ali não se passava de uma brincadeira de crianaça, quando foram surpreendidos por uma guarnição da Polícia Militar que já chegou ao local rendendo e colocando todos, pasmem, colocando crianças de 7 anos de idade com as mãos na cabeça. Como resido em frente a esse campo de futebol, estava no momento vendo com meu filho brincando e vendo os meninos jogando bola quando ao perceber tamanha arbitrariedade fui ao encontro dos mesmo educadamente indagando o que estava acontecendo de tão garve no local. Respondido: Abordagem de rotina. Tal conduta é contra os princípios da abordagem, até porque o número de policiais era muito inferior ao número de "supostos suspeitos". Inclusive qunado indaguei ter assitido a Palestra dada pelo Coronel José Lopes no Seminário da Juventude Ativa do PTB, onde o mesmo falou o tempo inteiro de uma Polícia mais humanistica. Sei que é difícil retirar esse pensamento arcaíco da cultura da Polícia Militar que ainda vive como se estivéssemos em tempo de ditadura.

Será que é correto crianças de 7 anos, estudantes serem abordados como marginais, tendo que colocar as mãos na cabeça?

Vamos refletir e continuar cobrando de nossas autoridades, que a missão da Polícia Militar é a de proteger as pessoas e não amedrontá-las. Crianças correram para suas casas chorando e suas mães ficaram revoltadas com tal atitude policial. O correto seria a guarnição da Polícia patrulhar as adjacênciasda famosa "pelada" para que os incaltos que por ventura pudessem atrapalhar a diversãodos meninos, fossem repreendidos. Também seria de grande importância ao local a Patrulha Policial, tendo em vista que o local há comércio, inclusive a PAdaria Pan Gomes que já foi assaltada mais de 20 vezes.

Quando falei no nome do Coronel José Lopes, o soldado Melquíades mostrou seu nome e mandou dizer ao coronel que todo dia agora, por uma questão de honra abordaria essa "pelada". Isso é um absurdo e falta de respeito a todos!!!

Augusto César

PS: Ivan fiquei indignado com tal situação e liguei ao Coronel José Lopes.

Nenhum comentário: