terça-feira, 25 de março de 2008

Futuro em Nossas Mãos chega a Olinda

Com informações da assessoria

O Programa Futuro em Nossas Mãos chega a Olinda. Nesta terça-feira (25), o gestor do programa na Votorantim Cimentos, Francisco Carlos da Silveira, a prefeita de Olinda, Luciana Santos, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento e Cidadania (Ideci), Gilvandro Vieira, assinaram, às 11h, no Palácio dos Governadores, o convênio para a capacitação de 50 jovens do município no curso de pedreiro.

As inscrições para os interessados estão abertas até o dia 07 de abril, nas ONGs parceiras do curso na cidade: Centro de Estudos e Apoio às Escolas das Comunidades (CEAEC) e na Associação Eu Amo Rio Doce. O curso de pedreiro terá duração de três meses e a previsão é que as aulas tenham início no dia 22 de abril.

O curso será ministrado pelos técnicos do Senai em parceria com o Ideci. As aulas acontecerão nos bairros de Peixinhos e Rio Doce. Ao final da capacitação, os jovens formados nessas primeiras turmas em Olinda serão contratados pelas construtoras que desenvolvem obras de melhoria da infra-estrutura do município.

O Programa tem duração de 250 horas, isto é, 58 horas mais que a grade básica do programa, que conta com 192 horas/aula. As aulas são divididas em vários módulos, sendo que o mais longo é o Técnico. O programa ainda possui aulas teóricas e práticas focadas nas habilidades e competências específicas da construção civil, e de capacitação em normas e procedimentos de Qualidade e Segurança.

O programa - O Futuro em Nossas Mãos qualifica profissionalmente jovens entre 18 e 24 anos para o mercado de trabalho da construção civil. O existe desde 2003, e já formou mais de 7 mil pessoas em todas as regiões do País.

As inscrições podem ser feitas nos municípios onde o Programa é realizado, junto às escolas técnicas parceiras. São elas também as responsáveis pela seleção dos alunos, em parceria com ONGs (Organizações Não Governamentais) e Sindicatos locais. Cada turma é composta por 25 alunos.

Além da formação profissional, o Programa prevê a entrega, ao final do curso, de um kit com as ferramentas básicas (óculos de segurança, luvas de PVC, prumo, nível de bolha, esquadro de alumínio, colher para pedreiro, desempenadeira e trena) para facilitar a entrada desses jovens profissionais no mercado.

http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: