quarta-feira, 26 de março de 2008

Moradores de Campo Grande e Peixinhos temem a violência

A violência em Pernambuco não dá trégua. Em dois bairros da Região Metropolitana do Recife, por exemplo, a população está buscando formas de se proteger dos assaltos. Moradores de Campo Grande, no Recife, e de Peixinhos, em Olinda, estão pagando R$ 20 por mês pelo serviço de vigilantes com bicicletas.

O problema é que esse profissionais só trabalham até às 23h. Os moradores reclamam da ausência da Polícia Militar. “Estamos com medo. Não temos mas segurança nem dentro de casa”, relata uma moradora

A onda de assaltos nesses dois bairros é antiga. Na semana passada, na rua Marques de Abrantes, em Campo Grande, o advogado José Leite de Almeida, 60 anos, reagiu a um assalto em frente de casa, acabou sendo baleado e morreu no hospital. A mulher dele também foi atingida e escapou com vida.

O impressionante é que bem perto da rua Marques de Abrantes fica um posto de policiamento comunitário. Mas os moradores dizem que a ação dos PMs que trabalham no local deixa a desejar. Eles reclamam que os policiais não saem do posto para fazer rondas ou prender os assaltantes.

A realidade é semelhante no bairro de Peixinhos, em Olinda. Moradores também denunciam que os assaltantes agem sem constrangimento. “Muito assalto, muito assalto mesmo. Todo dia os bandidos assaltam aqui e ninguém faz nada para evitar isso”, relata outra moradora.

Na última sexta-feira (21), uma tentativa de assalto a uma peixaria aumentou o medo dos que têm que circular à noite pelo bairro. O dono da loja, o sargento reformado da PM Djalma de Castro, de 50 anos, reagiu atirando nos quatro assaltantes. Djalma e o filho dele, Eligreyciano de Castro, 17 anos, foram baleados e morreram no hospital.

RESPOSTA
De acordo com o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel André Lundgren, ações para combater a violência no bairro de Campo Grande estão sendo feitas com a ajuda do serviço de inteligência da PM. Nos últimos dois meses, os dois carros da polícia que trabalham na região e o policiamento feito a pé já resultaram na prisão de diversos bandidos e na apreensão de armas.

Já o comandante do 1º Batalhão da PM, tenente-coronel Antônio Flávio, afirmou que o trabalho de segurança em Peixinhos também vem sendo feito com dois carros da PM e com o serviço de inteligência.

Da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Nenhum comentário: