sábado, 22 de março de 2008

Gente de Olinda: Luiz Barriga, o consertador de sanfonas

Quem passa pela Avenida Cel. Frederico Lundgren 648-A, em Rio Doce, se depara com várias sanfonas numa prateleira. É lá que funciona a oficina de Luiz Barriga, o consertador de sanfonas.

"O problema principal das sanfonas é a afinação, depois vem o fole. Vem gente consertar sanfona comigo de todo Pernambuco, outro dia atendi um cliente que veio de Sergipe. O movimento maior é agora entre abril até junho, quando os sanfoneiros trabalham mais por conta das festas de São João," explica Luiz Barriga.

Luiz Firmino Clemente, o Luiz Barriga, nasceu em Limoeiro no dia 7 de setembro de 1949. Aos 12 anos de idade começou a gostar de sanfona:

"Aprendi olhando meu tio Firmino Antônio Clemente consertar sanfonas. Eu ficava vendo e logo aprendi a tocar. Quem me ensinou a afinar a sanfona foi Arlindo dos Oitos Baixos, de quem sou grande admirador. Ainda menino fazia festinhas com uma sanfona de oito baixos, depois passei para uma de 48 baixos, mas a grande alegria veio quando ganhei do meu tio uma sanfona de 80 baixos."


Luiz Barriga conta dos sanfoneiros que admira e lhe influenciaram a tocar:

"Os maiores tocadores de sanfona hoje são Arlindo dos Oito Baixos e Dominguinhos. Tem Genaro e Flávio José que também são muito bons. Dos que morreram tem Sivuca e Luiz Gonzaga. E o nosso Rei Gonzaga, que Deus levou, acredito que foi o melhor de todos."

Depois de tentar a vida em São Paulo, em 1986, Luiz Barriga passou a morar em Olinda, em Rio Doce. Ele guarda uma mágoa da Prefeitura e tem uma cobrança a fazer:

"Só se fala em Olinda Capital da Cultura, mas a Prefeitura não valoriza o artista popular. Depois que a prefeita Luciana assumiu o cachê dos músicos caiu de R$ 700 para R$ 500 por apresentação e eu já soube de casos de R$ 350 por apresentação. O pior, além de baixar o preço do nosso cachê, a gente não recebe depois que toca. Eu não recebi ainda o São João de 2007. A Prefeitura me deve R$ 1.200. Isso é um desabafo com a falta de respeito ao artista do povo."


Para contratar show do quarteto de Luiz Barriga ou consertar sanfona: 99894178.

3 comentários:

sergio martins disse...

luiz é uma pessoa quesabe o que faz,eu conheci ele atraves de um sait que encontrei foi bom ter falado com ele apesar de só conhecer por telefone eu moro em fóz do iguaçu e espero conhece-lo pessoalmente e aprender as tecnicas de afinar sanfonas..

sergio martins disse...

luiz é uma pessoa quesabe o que faz,eu conheci ele atraves de um sait que encontrei foi bom ter falado com ele apesar de só conhecer por telefone eu moro em fóz do iguaçu e espero conhece-lo pessoalmente e aprender as tecnicas de afinar sanfonas..

Unknown disse...

Qual o valor da afinação da sanfona de 80 baixos?