quarta-feira, 19 de março de 2008

Semana Santa com programação especial em Olinda

Do JC OnLine

Missas especiais, procissões, vigílias, confissões e encenações da Paixão de Cristo fazem parte da programação da Semana Santa em Olinda, no Grande Recife. A celebração teve início segunda-feira (17), com uma missa e uma confissão penitencial. Os festejos seguem até domingo de Páscoa (23), em diversos bairros da cidade.

As missas serão realizadas todos os dias da semana nas igrejas da cidade. As encenações da Paixão de Cristo acontecem desde terça-feira (18) e seguem até o último dia das festividades. A Paixão de Cristo de Salgadinho abre a série de espetáculos que acontecerão em Olinda. A encenação acontecerá a partir das 17h, na Rua do Cacimbão, no bairro de Salgadinho.

A tradicional procissão do Fogaréu será nesta quarta-feira (19), a partir das 20h, no Mercado Eufrásio Barbosa e seguirá pelas igrejas e ruas da cidade alta. No mesmo dia ocorrerá, às 19h30, a Missa de Cura e Libertação, na Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe. Para a quinta-feira (20), está programada a celebração da Ceia do Senhor, às 17h, na Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe. Também no mesmo horário acontecerá o Lava Pés e a Missa da Instituição da Eucaristia, na Igreja Matriz de São Pedro.

Durante a manhã da sexta-feira da Paixão (23), ocorrerão as vias sacras. Na Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe haverá, às 5h, a via sacra do Guadalupe. Na Ilha do Maruim, no Varadouro, a partir das 8h, ocorrerá a via sacra pública. A celebração da paixão e morte de Jesus e a adoração da cruz serão realizadas, a partir das 15h, na Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe. Em seguida, às 16h, acontece a Procissão do Senhor Morto, que sai da Igreja de Nossa Senhora das Neves.

No sábado (22), haverá uma apresentação teatral sobre Jesus às 17h, na Associação dos Moradores de Rio Doce. As vigílias começarão às 20h em várias igrejas da cidade. A Procissão do Senhor Ressuscitado acontecerá no domingo de Páscoa (23). A concentração será às 6h na Igreja de Nossa Senhora das Neves de onde os fiéis seguem pelas ladeiras de Olinda. No último dia dos festejos, acontecerá também missas festivas em várias igrejas do município.

http://jc.uol.com.br/2008/03/17/not_163635.php

Nenhum comentário: