domingo, 14 de junho de 2009

Desvio de dinheiro público do município de Olinda


Desvio de dinheiro público do município de Olinda levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a dar entrada em uma ação civil por ato de improbidade administrativa contra o vereador de Olinda Ulisses dos Santos de Luna (foto), conhecido como “Ula”, e mais oito pessoas, dentre elas dois secretários e dois ex-secretários do Município, além da Associação de Amigos e Moradores de Ouro Preto (Amop) e o escritório de contabilidade Luna Assessoria Empresarial Ltda, pertencente ao vereador.

Por meio de um esquema fraudulento, o vereador recebeu pessoalmente da Prefeitura a quantia de R$ 256 mil por serviços teoricamente prestados pela Amop e pela empresa ao Município. As irregularidades aconteceram na gestão passada da Prefeitura. A ação é assinada pelos promotores de Justiça Allana Uchoa de Carvalho (patrimônio público) e André Felipe Barbosa (fundações e entidades). Esta ação é resultado das investigações iniciadas pelo MPPE a partir de uma denúncia anônima. A pedido do Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado está realizado uma auditoria especial relativa ao caso.

Ulisses dos Santos Luna recebia o dinheiro como procurador da Amop – a procuração em seu nome, aliás, foi assinada pelo presidente da entidade, Fábio Baltar, no mesmo dia em que tomou posse. O próprio Ulisses redigia expedientes às secretarias de Comunicação; Patrimônio, Ciência, Cultura e Turismo; Educação e Desporto; e à chefia de gabinete da Prefeitura solicitando verba para realização ou divulgação de eventos.

Além do vereador Ulisses do Santos, o Ministério Público também está processando: Hildernando Ferreira de Souza, promotor de eventos; Fábio Leonardo Caraciolo Baltar, presidente da Amop e presidente penitenciário; a ex-secretária de Comunicação de Olinda, Renata Stadtler; a atual secretária de Patrimônio e Cultura, Márcia Souto (no cargo desde a gestão passada), e o mais um ex-titular da pasta, Antônio Alves; a atual secretária de Educação, Leocádia da Hora (também no cargo desde a gestão passada); o ex-chefe de gabinete, Gilson Barbosa de Souza; e ainda a Amop e a Luna Assessoria Empresarial.

O Cidadão tem que ficar sempre de olho e combrar de quem é de direito, pois o dinheiro público é nosso dinheiro, nossos impostos que estão embutidos em tudo que compramos, usamos e fazemos. De um simples cigarro, gás de cozinha, ônibus que utilizamos, feira que fazemos, lanches e até mesmo nos serviços que prestamos. potanto é importante que estejamos ligados. E sabendo em quem votamos, para depois poder cobrar.

Aguardem noticias em breve.

Vamos acompanhar o caso de pertinho e informar tudo que vocês precisam saber e que acontece em Olinda.


Juliana Santos
Estágiária de direito - AESO

.

Um comentário:

yahoo.com disse...

OLA, estes dias lembrava o saldoso JOAO GOMES vereador, seus vencimentos erao cuasi todo para Remedios, Retratos, passagem, oculos, au morrer ci quer tinha um buraco para o sono eterno, teria cido ELE um grande tolo.