terça-feira, 9 de junho de 2009

Olinda: Família fica mais de uma hora refém de assaltante

Bandido pretendia roubar a casa junto com comparsa que fugiu

ALEXANDRE FERREIRA

Um homem manteve reféns cinco pessoas de uma mesma família durante tentativa de assalto a uma residência, em Bairro Novo, Olinda, no início da noite de ontem. Todos foram mantidos, por cerca de 1h20, dentro da residência de número 528, da rua Doutor Manoel de Almeida Belo, por Romero Gutemberg Menezes da Silva, de 21 anos. No início do assalto, Gutemberg estava acompanhado por outro homem que acabou fugindo com a aproximação da polícia e não teve o nome revelado pelo comparsa. Ambos estavam armados com revólveres de calibre 38.


Estavam dentro da residência, o casal de aposentados, Fernando Joarez, 79, e Ana Matilde, 60; seus filhos, Felipe José da Silva, 28, e Fábio José da Silva Ramos, 18; além do filho de Felipe, Igor Marques Ramos, de apenas 1 ano e 7 meses. Depois de uma negociação, que envolveu policiais militares e civis, Gutemberg se entregou.


Os ladrões entraram na casa por volta das 18h e anunciaram o assalto. Depois de renderam os moradores, a dupla pediu que lhes fossem entregue todo o dinheiro que existia na casa e começaram a levar os objetos de valor, como televisores e sons, para os dois carros que se encontravam no interior da residência, um Corsa sedan e um Corola, de placas não divulgadas. “Eles anunciaram o assalto e pediram que ficássemos calmos que nada iria acontecer. Mas, em alguns momentos da negociação, Gutemberg dizia que se a polícia fizesse alguma bobagem, ele também faria. Só pensava no meu filho”, comentou Felipe.


O fato de a casa possuir um muro baixo fez com que alguns vizinhos identificassem a movimentação estranha na residência e ligassem para a polícia. “Estávamos na avenida Beira Mar quando fomos acionados. Ao chegarmos no local, vimos quando um dos assaltantes estava saindo da casa. Ao nos ver, ele voltou rapidamente para dentro, assustado”, comentou o cabo Fernando Barbosa, que conduziu o início das negociações.


Possivelmente, o comparsa de Gutemberg fugiu no intervalo de tempo entre a chegada da primeira viatura e a das demais. Em pouco tempo, duas viaturas fecharam a rua e outra ficou localizada na rua paralela, por trás da casa. Uma equipe do Centro de Instrução de Operações Especiais (Cioe) também se dirigiu para a residência.


O coronel do 1° BPM, Luiz Aureliano, e o titular da Delegacia de Camaragibe, Roberto Geraldo, que passavam pelo local, comandaram as negociações em conjunto. “Gutemberg estava um nervoso, mas foi se acalmando com um tempo. Ao longo da negociação, ele soltou primeiro o casal de idosos. Depois, a criança de colo junto e um dos rapazes. Por último, exigiu a presença de um parente”, comentou Luiz Aureliano.


Gutemberg resolveu se render, por volta das 19h20, com a chegada de seu cunhado, que é policial civil. Ele foi levado para a Delegacia de Casa Caiada, onde foi autuado em flagrante por tentativa de roubo, com emprego de arma de fogo e foi encaminhado para o Cotel.


Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: