segunda-feira, 22 de junho de 2009

Procissão emociona fiéis em Olinda


Evento lembrou desabamento do teto da igreja São João Batista dos Militares.
Homens, mulheres e crianças participaram da procissão luminosa na cidade alta


PRISCILLA AGUIAR

Realizada desde a metade do século 16, quando foi erguida a Igreja de São João Batista dos Militares, em Olinda, de acordo com o padre Marcelo Gomes Costa, a procissão da Bandeira de São João este ano teve um significado especial para os fiéis, em virtude do desabamento de parte do teto da igreja, no último dia 25 de maio. Uma imagem do homem que batizou o menino Jesus na tradição judaico-cristã, datada de 20 de junho de 1949, foi seguida por dezenas de fiéis pelas ruas do sítio histórico de Olinda, como manda a tradição, até chegar a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na praça Conselheiro Miguel Canuto, por volta das 19h, quando o sino da paróquia era tocado. “Este evento de hoje tem uma perspectiva diferente. Após o desabamento do teto da igreja nos unimos e reunimos mais forças para lutar por este patrimônio histórico e religioso de Olinda. A participação dos fiéis aumentou este ano e eu acredito que eles estejam ainda mais unidos”, destacou dom Marcelo.

Homens, mulheres e crianças de várias idades participaram da celebração de uma missa, que contou com a presença de moradores do Amparo e outras comunidades, que cantavam e oravam em voz alta, a maioria deles segurando uma vela nas mãos. A dona de casa Maria de Nazaré, de 55 anos é moradora do bairro de Rio Doce e foi para a procissão a convite de uma amiga. “Eu fui a missa na igreja uma vez quando ela me convidou e, hoje, resolvi vir novamente porque gosto de participar e acho importante dar um apoio”, frisou.

A medida que se deslocava, a procissão luminosa com a imagem de São João se afastava do único templo inteiramente preservado do incêndio ateado pelos holandeses, no ano de 1631, em direção a Matriz da Paróquia do Guadalupe, enquanto um carro de som que estava a frente do grupo chamava a atenção para a celebração da Santa Missa, que será realizada até a próxima quarta-feira na igreja. A procissão chamava a atenção dos moradores do sítio histórico, que observavam do muro de suas casas. “A oração tem muita força e está acima de tudo. Ela constrói e faz valer as coisas, por isto este ano é ainda mais importante a saída da bandeira do padroeiro da comunidade. Pela oração a gente vê o amor de Deus surgir no coração das pessoas”, afirmou o católico Moisés Marcelino de Araújo.

Desabamento

Após da queda de parte do teto da Igreja de São João Batista, reformada pela última vez há 30 anos, uma equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi ao local para realizar uma avaliação, mas terá que esperar a conclusão das obras emergenciais para finalizar o diagnóstico do imóvel, que continua interditado. De acordo com o padre Marcelo Gomes Costa não há previsão para a conclusão das obras.


Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: