quinta-feira, 8 de maio de 2008

Unacomo faz de conta que presta contas


A UNACOMO - UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES E CONSELHOS DE MORADORES DE OLINDA - É UMA ENTIDADE APARELHADA PELO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL - PC do B.

SUA DIRETORIA, EM MAIS DE 80% DOS INTEGRANTES, É FORMADA POR FILIADOS DO PC do B E CARGOS COMISSIONADOS OU CONTRATADOS DA PREFEITURA DE OLINDA.
UMA MANIPULAÇÃO DO MOVIMENTO POPULAR FEITA COM VERBAS PÚBLICAS: O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE DE OLINDA.

RECENTEMENTE, A UNACOMOS FOI ENVOLVIDA NO ESCÂNDALO DO SEGUNDO TEMPO: DENÚNCIA QUE ESTÁ SENDO APURADA PELA POLÍCIA FEDERAL DE VERBAS PÚBLICAS NO PROGRAMA DO MINISTÉRIO DOS ESPORTES, CUJO MINISTRO É DO PC do B, AQUELE DO ESCÂNDALO DA TAPIOCA PAGA COM CARTÃO CORPORATIVO.

A UNACOMO TAMBÉM ESTÁ ENVOLVIDA NO CASO DE UM PSEUDO FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA, ATRAVÉS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, QUANDO ARRECADOU, EM 2005, RECURSOS DA POPULAÇÃO E NADA ACONTECEU. ESTE ASSUNTO ESTÁ SEND DEVIDAMENTE APURADO PELO OLINDA URGENTE E BREVE SERÁ MOTIVO DE REPORTAGENS.

PARA CRIAR UMA CORTINA DE FUMAÇA SOBRE O ESCÂNDALO DO SEGUNDO TEMPO, A UNACOMO REALIZOU UMA ASSEMBLÉIA - ONDE A MAIORIA PRESENTE ERA DE CONTRATADOS DA PREFEITURA DE OLINDA - PARA APROVAR SUAS CONTAS. UM JOGO DE FAZ DE CONTA.

O JORNAL "INFORMATIVO FOLHA COMUNITÁRIA", DA CIDADE TABAJARA, QUE VEM DENUNCIANDO O ESCÂNDALO DO SEGUNDO TEMPO, PUBLICOU O SEGUINTE ARTIGO:


"UNACOMO FAZ DE CONTA QUE PRESTA CONTAS

Aproximadamente 70 comunitários participaram, no dia 23 de abril às 20:00h no Clube Atlântico de Olinda, no Carmo, da reunião para escolha de Delegados do 10o. Congresso na CONAM - Confederação Nacional das Associações de Moradore, em Salvador/Bahia que acontecerá de 22 à 25 de maio de 2008.

Aproveitando o momento a direção provisória na UNACOMO - União das Assoiações e Conselhos de Moradores de Olinda, apresentou um balanço das atividades na cidade de Olinda.

Oportunamente, o Coordenador do Programa Segundo Tempo, equivocou-se com alguns dados deixando alguns comunitários comentando questões como: afastamento dos participantes, da qualidade da merenda, qualidade do material esportivo e tantas outras falhas do programa, como apresentar prestação de contas por exemplo: quanto custou cada merenda e, se houve redução quanto ao valor licitado, pois a estimativa era de 10.000 participantes e atualmente não chega a ter a metade disso!

Deixando passar uma boa oportunidade de prestação de contas do Programa Segundo Tempo.

Dando seguimento aos trabalhos a mesa iniciou as inscrições para os debates, onde 6 participantes se inscreveram. Após a fala dos três primeiros foi suspenso o debate prejudicando os outros três inscritos.

A suspensão do debate se deu pela fala da Tesoureira da CONAM e pré-candidata a presidência da entidade, Sra. Bartira Costa, que foi convidada para participar do evento e por não conhecer a realidade local equivocou-se a tecer comentários sobre as matérias enfocadas por este Informativo Comunitário, que tem a missão de conscientizar os cidadãos através das informações comunitárias e políticas que ocorrem na Cidade, Estado e País.

Os três inscritos para o debate sentiram-se desrespeitados pela mesa que estrategicamente busou fugir do debate limpo, dando conotação de dúvida referente às atividades na UNACOMO e que deixaram frustrados muitos comunitários que aos poucos esvaziaram a plenária, ficando em torno de 35.

Enquanto o Movimento Popular não tiver a clareza que as gestões passam e, só através da mobilização popular seremos capazes de contribuir para uma real modificação da sociedade onde vivemos e que a democracia se faz das bases para o topo e não ao contrário, dificilmente ocorrerãoas mudanças sociais tão sonhadas.

Você sabia? Que 80% da Direção da UNACOMO é filiada a um partido e 70% destes Diretores trabalham ou trabalharam na Gestão Municipal. Está tudo dominado."
.
.

Nenhum comentário: