terça-feira, 11 de março de 2008

Empresários apontam dificuldades para turismo na Cidade Alta


Pouca infra-estrutura turística prejudica Olinda

Do JC OnLine

No aniversário de 473 anos de Olinda, comemorado nesta quarta-feira (12), os empresários do trade turístico local indicam obstáculos e pouca infra-estrutura que prejudicam o turismo e comércio na Cidade Alta. Eles alertam para a falta de investimentos adequados no Sítio Histórico fora da época do Carnaval. Além disso, a Associação dos Empreendedores do Sítio Histórico de Olinda (Aesho) revela que as obras de embutimento da fiação na via pública acabaram fechando o acesso principal à Cidade Histórica.

Segundo o presidente da Aesho e proprietário da Pousada dos 4 Cantos, Marcus Reis, "a cidade precisa ter um plano turístico mais concreto, que inclua infra-estrutura, ruas melhor asfaltadas, trânsito mais fluente, uma agenda de eventos, saneamento urbano e menos burocracia para quem tentar fazer alguma coisa que ressuscite o comércio na cidade". O empresário lembra que, nos últimos 25 anos, a associação investiu na revitalização da Casa do Turista, assumiu os serviços de construção e interligação da tubulação de esgoto da Prudente de Morais, além de restaurar o sobrado Mourisco.

Marcus Reis ainda chama a atenção para as obras de embutimento da fiação que fecharam o acesso à cidade histórica pelo Carmo, obrigando hóspedes, visitantes e moradores a procurararem a entrada pela Rua do Sol. "Nos mapas de Olinda e em todos os guias internacionais, nacionais e locais, o acesso ao Sítio Histórico tem a entrada sinalizada pelo Carmo", enfatiza o empresário.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria do Patrimônio, Ciência, Cultura e Turismo de Olinda, mas não obteve resposta.

http://jc.uol.com.br/2008/03/11/not_163084.php

Nenhum comentário: