terça-feira, 11 de março de 2008

Prefeitura de Olinda derruba peixarias para obras no Fortim do Queijo

O Fortim de São Francisco, mais conhecido como Fortim do Queijo, em Olinda, no Grande Recife, passará por uma reforma e terá um calçadão que vai encontrar a orla do bairro do Carmo. Para que a obra seja iniciada, no entanto, foi preciso demolir nove peixarias próximas ao local. A medida deixou pescadores e comerciantes revoltados.

“Poderiam ter esperado pelo menos até a Semana Santa. Agora ficamos com uma grande quantidade de peixes que vão acabar se perdendo”, lamentou a comerciante Eneida Amaral. O pescador Adilson Cavalcanti partilha do mesmo sentimento. “Com a destruição dos depósitos, não tenho onde guardar o que pesco”, lamentou.

As nove construções que foram demolidas pertencem à Prefeitura de Olinda. Segundo o Poder Municipal, tudo foi feito de acordo com a lei e os comerciantes foram indenizados. O termo de desapropriação foi assinado, segundo a Prefeitura, em 2005.

“Eles receberam R$ 119.637,00. Esse valor foi calculado com base nas melhorias e bem-feitorias feitas por eles enquanto estiveram no local”, disse Cleysson Pereira, responsável pela reforma no Fortim.

A desapropriação foi garantida por 60 guardas municipais. A ação, que aconteceu na manhã desta terça (11), tinha um objetivo claro: demolir as construções para que uma via seja construída no lugar.

“Como faremos um calçadão no entorno do Fortim, a rua do Farol, que fica na entrada de Olinda, será fechada e o trânsito desviado justamente para esta nova rua”, explicou a secretária Executiva de Patrimônio de Olinda, Cláudia Rodrigues.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Nenhum comentário: