quarta-feira, 7 de maio de 2008

Policlínica de Ouro Preto leva pacientes à longa espera nas filas

Pacientes da Policlínica de Ouro Preto, em Olinda, esperam muito tempo para conseguir marcar uma consulta médica. De acordo com os próprios funcionários do local, especialidades como oftalmologista, cardiologia e reumatologia podem demorar até três meses.

No posto são realizados, em média, 500 atendimentos em apenas uma manhã. A longo tempo nas filas tem deixado os pacientes insatisfeitos. “A gente chega às 5h para tirar a ficha e quando vem tirar o sangue para fazer o exame é 8h, 9h. É muito tempo pra pessoa esperar, pois a gente já vem de casa com fome”, queixa-se a dona de casa Rosangilva Ferreira.

O artesão Josué Cardoso estava na fila para carimbar a marcação da consulta e também reclamou do atendimento. “É muita gente pra ser atendido e poucos médicos. A gente vai carimbar, simplesmente, um atendimento para agendar e tá essa demora”, disse.

Responsável pelo setor de marcação de consultas, Aurinadja Barreto, explica que, uma vez que os pacientes são atendidos por um médico e encaminhado a um especialista, um agendamento é feito e, quando a marcação é confirmada, eles são avisados por telefone para voltarem ao posto a fim de carimbar a marcação e confirmar o dia e a hora da consulta.

Ela confirmou que as consultas médicas podem, de fato, levar até três meses e que alguns exames demoram até um mês para serem realizados.

Enquanto isso, os pacientes esperam impacientes. “É uma coisa absurda. A gente já tá doente, precisando de um atendimento urgente. Se tiver de morrer, a gente morre e não é atendido”, diz a funcionária pública Maria José dos Santos.

Além dos testes laboratoriais e do atendimento clínico geral, a policlínica serviços de vacinação. Nesta última semana de campanha para a vacinação dos idosos contra a gripe, a equipe do Blitz do NE TV 1ª edição recebeu a informação de que as doses estavam em falta.

Mas, de acordo com a auxiliar de enfermagem Enilda Machado, responsável por este atendimento, o problema aconteceu apenas durante a manhã desta terça-feira (6) e a situação foi regularizada, por volta das 13h, quando cem doses da vacina chegaram à unidade.

É importante lembrar que a campanha de vacinação de idosos contra a gripe segue até sexta-feira (9).

Sobre a marcação de consultas na Policlínica de Ouro Preto, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Olinda informou que o atendimento começa às 7h, de segunda a sexta-feira.

Já com relação à demora no atendimento médico, a assessoria disse que o paciente não chega a esperar três meses para ser consultado, o que pode demorar é a realização de exames que não são oferecidos nos postos, e sim em redes conveniadas.

Ainda de acordo com a assessoria, esses locais têm uma cota máxima de atendimento por mês e, se atingida, o paciente tem de esperar para o mês seguinte.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Nenhum comentário: