quinta-feira, 23 de abril de 2009

Carnaval de Olinda pode se tornar patrimônio cultural


Justiça acatou ideia apresentada pela deputada Teresa Leitão

O Carnaval de Olinda poderá ser considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco. A Comissão de Justiça da Alepe aprovou, ontem, o projeto de autoria da deputada Teresa Leitão (PT) que homenageia o evento. A parlamentar (foto) argumentou, na justificativa da matéria, que “presenciando e conhecendo o Carnaval de Olinda, pode-se entender porque a festa é considerada a maior e mais autêntica celebração popular do Brasil, atraindo milhares de foliões de vários cantos do País e do Exterior”.

A petista relatou que as ladeiras são ocupadas pela criatividade oriunda da cidade, que já é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade. “As fantasias revelam os sonhos, a opinião crítica ou apenas o espírito lúdico dos foliões que, incansavelmente, sobem e descem as ruas atrás dos blocos, clubes e troças ao som do frevo. Quinhentas agremiações são registradas oficialmente. Entre elas, o Clube Carnavalesco Misto Elefante, fundado em 1952; a Troça Carnavalesca Mista Pitombeiras dos Quatro Cantos, de 1947; Bloco Carnavalesco Misto Flor de Lira, fundado em 1975; e Troça Carnavalesca Mista Marim dos Caetés, de 1982”.

Para a relatora do projeto, deputada Jacilda Urquisa (PMDB), a proposta é importante “porque todos os que vivem, visitam ou conhecem a cidade sabem que o Carnaval de Olinda é, acima de tudo, uma marca do que representa o município para a cultura nacional”. O presidente da Comissão, deputado André Campos (PT), considerou a proposta “uma justa homenagem às manifestações culturais de Pernambuco tão latentes no Carnaval do município”.


http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2009/abr/legi01230409.htm

Nenhum comentário: