quarta-feira, 22 de abril de 2009

Olinda recebe unidade de Hemodinâmica

A cidade histórica passa a ser a segunda colocada em referência na área.

A partir da primeira semana de maio, o Hospital São Salvador, em Olinda, Pernambuco, inaugura sua unidade de exames Hemodinâmicos, que dará à Olinda a segunda colocação no concorrido ranking de referência na área. Sob o comando do cardiologista Maurílio Rodrigues, a Unidade tem como principal finalidade realizar exames diagnósticos e intervenções terapêuticas por meio de radiologia cardiovascular, usualmente recorrendo a cateteres e injeções de contraste.

Dentre os procedimentos realizados pela Hemodinâmica, o cateterismo e a angioplastia são, ainda, os mais adotados. “Nos dois procedimentos temos a obtenção de dados adicionais que contribuem tanto para um diagnóstico exato, como para a indicação do tratamento mais adequado ao paciente”, explica o cardiologista Maurílio Rodrigues, diretor-geral do São Salvador.

Contudo, estes exames são realizados de formas distintas e são implantados de acordo com o estado do paciente. “No caso do cateterismo, utilizamos um método em que se punciona ou disseca uma veia ou artéria periférica e se introduz um tubo fino e flexível, chamado cateter, até aos grandes vasos e o coração, cujo fim é analisar dados fisiológicos, funcionais e anatômicos. Já a angioplastia, é feita para tratamento de doenças arteriais. Trata-se de um insuflamento temporário com um cateter-balão no interior do vaso para corrigir um estreitamento”, completa Rodrigues.

É importante ressaltar, que, por tratarem de procedimentos invasivos e com potencial de tratamento de situações de risco, os serviços de Hemodinâmica requerem o máximo de especialidade profissional e espaço físico dotado de equipamentos e instalações de alta complexidade e tecnologia avançada. “A Hemodinâmica não dever ser uma unidade isolada, apesar de autônoma, mas vinculada a um hospital com bom suporte de UTI, Emergência e Centro Cirúrgico para subsidiarem as complicações que vierem a surgir durante a realização dos procedimentos. Hoje, o Hospital São Salvador detém todos estes requisitos, estando apto a oferecer sua própria unidade neste segmento”, acrescenta Maurílio.

[ Hospital São Salvador, Av. Getúlio Vargas, 1937- Bairro Novo – Olinda/PE.Telefone: (81) 3429-4493].

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=74911

Nenhum comentário: