sexta-feira, 17 de abril de 2009

Obras na Avenida Presidente Kennedy complicam o trânsito em Olinda

Os motoristas chegam a levar 30 minutos para cruzar os 4,5km da via

Da Redação do pe360graus.com

Engarrafamento, trânsito complicado, motoristas e pedestres insatisfeitos: essa é a situação da Avenida Presidente Kennedy, uma das principais de Olinda. O transtorno é causado pelas obras de recapeamento da via, que começaram em outubro de 2008.

Aproximadamente 96 mil pessoas passam pela Presidente Kennedy diariamente. A via tem 4,5 km e podia ser cruzada, normalmente, em dez minutos. Mas, por causa das reforma, os motorista levam cerca de 30 minutos para atravessá-la.

Para os pedestres, o desconforto se torna risco. Além de ter que observar os buracos na rua, eles sofrem como o semáforo quebrado em frente à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Olinda. Para atravessar, só com bastante paciência.

Alguns moradores das proximidades preferem não tirar seus veículos de casa. “Estou com três carros em casa sem poder sair e meu caminhão está em um posto de gasolina. Vou andar com eles nessa avenida para quê? Para acabar com a suspensão?”, diz o caminhoneiro José Elias Sales.

Os comerciantes também sofrem as conseqüências. O serralheiro Antônio Lopes dos Santos reclama: “O movimento está fraco porque os clientes não podem mais parar os carros em frente à serralharia. Já estive a ponto de fechar o ponto”, afirma.

RESPOSTA
O coordenador de obras do programa Prometrópole, do Governo de Pernambuco, Joãozito Barros cita dois fatores para explicar o atraso nas obras.

“Primeiramente, houve uma alteração no projeto inicial, que vai se tornar um corredor exclusivo de ônibus, uma solicitação feita pela Prefeitura de Olinda. Em segundo lugar, é necessário fazer cerca de cem desapropriações para a requalificação da via. O processo é lento”, justifica-se.

De acordo com o coordenador, a previsão é que as obras se encerrem em maio de 2010.


.

Nenhum comentário: