quinta-feira, 16 de abril de 2009

Olinda ganha estudos inéditos na área cardiovascular

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde -, o ônus causado pelas doenças cardiovasculares é maior em países em desenvolvimento (como o Brasil) do que em países desenvolvidos. Por isso, a criação de Institutos de Ensino e Pesquisas especializados para o tratamento e prevenção destas doenças é, sem dúvida, extremamente importante.

Pensando nisso, O Hospital São Salvador, em Olinda, Pernambuco, acaba de implementar o seu primeiro Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) com estudos inéditos na área cardiovascular. O grande diferencial, no entanto, é o desenvolvimento, execução e publicação de pesquisas clínicas inéditas nacionais e internacionais de larga escala, em todas as áreas da linha de pesquisa. E neste primeiro semestre, o IEP estudará as causas, consequências e, sobretudo, prevenção da síndrome coronariana aguda, mais precisamente, pós-infarto do miocárdio, que atinge grande parte da população.

“O HSS acaba de dar um importante passo em sua história ao expandir as suas atividades com a pesquisa clínica e inauguração do IEP. O Instituto conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos pesquisadores e profissionais de outras áreas da saúde para atuarem nos projetos de nosso Instituto. Estes profissionais darão apoio a projetos propostos pelo Corpo Clínico do Hospital”, explica o Dr. Audes Feitosa, Diretor do IEP do Hospital São Salvador.

Com a implementação do Instituto, o HSS dará melhor assistência integral aos pacientes com treinamentos regulares e investimento em pós-graduações e residências dos seus colaboradores. O objetivo do Instituto é ter foco em pesquisa clínica, isto é, identificar quais exames diagnósticos são mais precisos e quais são as curas e tratamentos mais eficazes para as doenças cardiovasculares e não cardiovasculares

Estrutura - O IEP dispõe de uma equipe de médicos-pesquisadores e terá uma série de iniciativas e apoio das diversas áreas da Instituição como Setor de Unidade Coronária, Emergência, Terapia Intensiva, Cardiologia, Setor de Diagnóstico por Imagem, entre outros.

Contudo, ainda dará apoio ao corpo clínico e aos profissionais de saúde do Hospital São Salvador com consultoria estatística, elaboração de projetos de pesquisas, cursos periódicos de pesquisas clínica, eventos científicos. O objetivo é a geração de patentes de pesquisas, capacitação de profissionais, publicação de periódicos nacionais e internacionais, entre outros. Os tipos de estudos englobam desde ensaios clínicos até programas de melhorias de qualidade assistencial.

Instituto de Ensino e Pesquisa - Hospital São Salvador, Avenida Presidente Getúlio Vargas, 1937 - Bairro Novo – Olinda – Pernambuco.| Telefone: (81) 3334-1000.


http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=74195

Nenhum comentário: