terça-feira, 21 de abril de 2009

Desembargadora participa de lançamento de livro na Câmara Municipal de Olinda


A desembargadora presidente do TRT6, Eneida Melo, participou da sessão extraordinária da Câmara Municipal de Olinda, promovida na sexta-feira, dia 17, em torno do lançamento do livro Jonas, presente, agora e sempre, da escritora Marisa Barros.

Resgate da história recente de Pernambuco, a publicação trata do assassinato do estudante José Jonas de Albuquerque Barros, irmão da autora, baleado no centro do Recife pelas tropas Exército, ao lado do também estudante Ivan da Rocha Aguiar, no dia 1º de abril de 1964.

Ao lado dos vereadores de Olinda Jorge Federal e Marcelo Santa Cruz, o proponente da homenagem, Eneida Melo compôs a mesa de honra do evento, junto a escritora Marisa Barros, a vereadora do Recife Marília Arraes, a viúva do militante Cândido Pinto de Melo, Joana Pinto, e ainda parentes de outras vítimas do Regime Militar.

A presidente do TRT afirmou que sua participação na homenagem tinha um significado simbólico importante, uma vez que ela esteve engajada nas lutas de resistência à ditadura no País, a princípio como militante do movimento secundarista, em 1964, e logo depois, no diretório acadêmico da Faculdade de Direito da UFPE.

"Para mim, foi importante acompanhar a instalação da Caravana da Anistia em Pernambuco, assim como participar desse lançamento. Esses momentos servem para resgatar a memória de tempos difíceis, reencontrar velhos amigos, e perceber que conseguimos vencer uma luta desigual, contribuindo para a democratização do Brasil", declarou a desembargadora, que teve seus direitos de estudantes cassados pelos militares, de 1969 a 1971.

.

Nenhum comentário: