sábado, 18 de abril de 2009

Comportamento de risco


Canal do Fragoso sendo limpo, de última hora, na manhã deste sábado.


A previsão de chuvas acima da média no litoral, nos próximos três meses, não deve servir de alerta somente para os órgãos públicos, que costumam deixar para a última hora (ou até não fazer) a limpeza dos canais e galerias. Também deve acordar a população, que continua prestando desserviço a si mesma, jogando lixo nesses escoadouros de água.

Na última quinta-feira, por exemplo, o Departamento de Manutenção Urbana de Olinda encheu dois caminhões-caçamba com garrafas PET, pedaços de isopor e até de sofás e seis colchões, retirados do Canal Bultrins-Fragoso. Aquele mesmo que, quando transborda, alaga os bairros de Bultrins e Jardim Fragoso. A prefeitura de uma das cidades que mais sofrem com alagamentos no inverno garante que está mobilizando 90 homens para limpar os demais canais do município. Embora haja críticas quanto a eficiência desse trabalho (alguns dizem que o Rio Fragoso precisa ser dragado, senão vai continuar transbordando), o fato é que só o trabalho das prefeituras não basta para evitar contratempos.

No Recife, por exemplo, nem as enchentes passadas parecem ser suficientes para fazer algumas pessoas mudarem de atitude. Elas continuam criando animais no Canal do Arruda, ocupando as margens do Canal do Jordão e jogando lixo próximo às galerias. Assim, acabam sendo vítimas da própria imprudência e castigando os demais.


JC nas Ruas - Jornal do Commercio

Nenhum comentário: