quinta-feira, 23 de abril de 2009

Olinda: Um Jardim Botânico esquecido



Alexandre Acioli // Jornalista
alexandreacioli@yahoo.com.br

Apopulação conhece pouco o nosso patrimônio e aqui citamos o exemplo do Horto D'El Rey. Quem e quantos o conhece, em Olinda?

O Horto D'El Rey, o segundo Jardim Botânico do Brasil, criado pela Carta Régia de 17 de novembro de 1798 (semelhante ao que se havia criado no estado do Pará) é completamente desconhecido da maior parte dos pernambucanos, dos olindenses e dos turistas que ali chegam diariamente. Situado na propriedade conhecida como "Sítio dos Manguinhos", entre o Alto da Sé e as terras do Convento da Conceição, no Bonsucesso, os 260, 1 mil metros quadrados de área verde do horto, hoje é um espaço privado pertencente à família Aldir Maia, do (antigo) Banco Industrial.

O horto, que teve o seu tempo áureo entre 1826 e 1830, quando chegou a possuir mais de mil espécies, poderia ser resgatado, mantido, preservado e destinado à visitação e contemplação dos olindenses e turistas. Mas, pelo contrário, está escondido pelas casas de venda de artesanato erguidas na Rua Bispo Coutinho, lateral à Igreja da Sé. Pior: a maior área privada dentro de um patrimônio histórico do mundo, o antigo Horto D'El Rey está sendo invadido por edificações e tomado pelo lixo.

A Prefeitura de Olinda bem que poderia desapropriar o sítio e fazer voltar o antigo jardim botânico. Desapropriado, aquele espaço poderá ser explorado com trilhas ecológicas; utilizado para atividades de educação ambiental de alunos das escolas públicas e privadas da cidade e as universidades poderão realizar inúmeras pesquisas sobre a fauna e a flora da região. A história do país registra que as plantas introduzidas aqui no Brasil eram aclimatadas ali, naquele horto, e disseminadas a partir dele, a exemplo do que ocorreu com a fruta-pão, o cravo e o gengibre.

Sendo uma área de proteção ambiental, por que a Prefeitura de Olinda não resgata a função original do que hoje se chama Sítio dos Manguinhos? Por que não desapropriá-lo e transformá-lo em área de proteção permanente e/ou de interesse coletivo? Extinto o direito privado sobre a propriedade, o espaço poderá ser transformado em reserva florestal aberta à visitação pública e terá a função social de propulsora da consciência ecológica de crianças e adolescentes, de adultos e de grupos da "melhor idade".

Lembro-me bem que durante as comemorações dos 473 anos de fundação de Olinda, em 12 de março de 2008, o secretário estadual de Turismo, Sílvio Costa Filho, prometeu que o Alto da Sé, tradicional ponto turístico de Olinda, será requalificado com a instalação de um elevador panorâmico, o ordenamento do comércio e a liberação da vista para o Horto D'El Rey. Naquela oportunidade, foi assinada (até) a ordem de serviço para a realização das obras, que prevê a reestruturação da área e a reforma da caixa d'água (primeira construção em estilo moderno com combogós do país), que será transformada num mirante, com elevador panorâmico e a instalação de um guarda-corpo, possibilitando que os visitantes tenham acesso à vista do Horto.

Mesmo com esse conjunto de obras por vir, acreditamos que o poder público poderá fazer mais em favor do antigo D'El Rey. Insistimos, novamente, na necessidade da desapropriação daquele Sítio e a transformação da área em reserva florestal urbana. Esse, sim, será um grande passo no trabalho de preservação ambiental e de conscientização ecológica da nossa gente.


.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

5 comentários:

slavaadi disse...

E' inacreditavel não haver comentário até essa data, sobre um assunto tão importante como tudo que se refere Á ecologia, meio ambiente mudanças climáticas e aquecimento global, tudo está interligado e também interdependente.Precisamos procurar e encontrar pessoas de bem e honestas que queiram abraçar essa causa tão necessaria em prol da vida do nosso planeta, e tambem ampliar a luta para defender os coqueirais de Olinda situado ao lado da escola de Aprendizes de Marinheiro, pois para desapropriar o qualtel da PE para o grupo Bompreço, a prefeitura se empenhou na causa mas a area ao lado da Escola de Aprendezes não tem a mesma atenção. O nosso planeta está morrendo, mas os governos n ão ligam

Dubeux Júnior disse...

A Prefeitura de Olinda é incapaz de administrar a própria cidade,basta andar nas ruas esburacadas,cheias de esgoto estourado alagando calçadas e ruas de bairros tidos como nobres,sem falar nos subúrbios.O sítio dos Manguinhos está preservado pelos proprietários e intacto em suas origens.

Abelardo Bruno disse...

Eu faço parte da família Manguinho meu nome e Abelardo Bruno Guimarães Manguinhos, queria saber mais sobre oque esta acontecendo por la, porque eu queria ir lá conhece mais sobre a família, sou de Campina Grande, PB...

Unknown disse...

Eu Maria do Socorro Manguinho ,filha de Abelardo Estêvão Manguinho ,neta de José Manguinho eu gostaria de saber o Sitio e a Capela dos Manguinho aí em Olimda

Galileu Coelho disse...

Vamos preservar o sítio dos Manguinhos!!!
Galileu. Biólogo.