segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Coletiva reúne amigos artistas em Olinda


Thina Cunha se inspirou em Portinari. Foto: Sobrado/Divulgação

Sobrado espaço cultural

Júlio Cavani
Da equipe do Diario


Em espírito cooperativo, oito artistas plásticos de Pernambuco mostram seus novos trabalhos de pintura na exposição que começa hoje, às 20h, no Sobrado Espaço Cultural, em Olinda. Cada um apresenta dois ou três quadros, escolhidos por eles mesmos, sem um tema geral pré-definido. Participam da coletiva os pintores Álvaro Caldas, Antonio Mendes, Fernando Areiras, Mané Cláudio, Margot Monteiro, Peregrino, Plínio Palhano e Thina Cunha.

Mané faz novos execícios pictóricos que se situam entre a abstração e o retrato da natureza, como em um quadro que sugere o movimento de um cardume de arraias. Ao pintar uma flor, Álvaro Caldas aproveita o encontro entre as pétalas para experimentar cores e texturas e solta a imaginação também na paisagem ao fundo.

Fernando Areias se aprofunda no rosto humano e, em uma de suas pinturas, usa o pincel para criar marcas carregadas de expressividade. Margot Monteiro explora uma paisagem de praia em um quadro menos abstrato e mais descritivo do que suasobras mais famosas, mas sem perder a sua maneira especial de usar a tinta.

Antonio Menses e Peregrino articulam diversas informações em suas pinturas, que possuem camadas de imagens que se sobrepoem e se confundem em tracejados de diversos estilos ao mesmo tempo, com bastante liberdade. Em um de seus quadros, Plínio Palhano estuda as formas e cores de um pato sobre um fundo que combina diversas técnicas. Por fim, Thina Cunha dialoga com a obra de Portinari ao pintar um grupo de pessoas longilíneas que lembra uma família.

Serviço

Exposição coletiva Oito
Quando: Abertura hoje, às 20h. em cartaz até 9 de dezembro
Onde: Sobrado Espaço Cultural (Rua 15 de novembro, 119, Varadouro, Olinda
Informações: 9673-0035

http://www.pernambuco.com/diario/2007/11/06/viver13_0.asp

Nenhum comentário: