sábado, 10 de novembro de 2007

Paisagens Históricas Urbanas nas Américas



Conferência em Olinda discute paisagens históricas

Deste domingo até quarta-feira (14), arquitetos do Comitê para Preservação e Restauração do Patrimônio Mundial da UNESCO (UNESCO World Heritage Center) estarão reunidos na Conferência sobre Paisagens Históricas Urbanas nas Américas, em Olinda. O evento é realizado pela Fundação Maria Nóbrega, com sede em Londres, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a UNESCO. A abertura acontecerá às 19h, no Convento de São Francisco, em Olinda.

Entre os principais nomes do evento, está Francesco Bandarin, diretor do Centro de Patrimônio da Unesco e responsável por todos os processos de validação e conferência de títulos dados pela entidade às cidades patrimônio.

Durante o encontro, os participantes irão discutir soluções para os problemas enfrentados pelas cidades históricas.

A realização da Conferência em Olinda coincide com o início das obras de restauração do Conjunto Franciscano da Cidade Alta, gerenciado pela Fundação Maria Nóbrega e a entrada do Brasil no Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO. A organização é composta por 21 países e é responsável pela aplicação da Convenção da entidade sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural. Além do Brasil, passam a fazer parte do Comitê, por um período de quatro anos: Austrália, Bahrein, Barbados, China, Egito, Jordânia, Nigéria e Suécia.

O Comitê se reúne cada ano para inscrever lugares na Lista do Patrimônio Mundial, que atualmente conta com 851 sítios nos 141 Estados Partes. O Comitê também revisa o estado de conservação dos Sítios do Patrimônio Mundial e estabelece diversas ações para protegê-los.

Quando a Conferência que discutirá as Paisagens Históricas nas Américas chegar ao fim, no dia 14 de novembro, em Olinda, Pernambuco continuará com laços estreitos com a preservação do patrimônio mundial. Isso porque a Fundação Maria Nóbrega, com sede em Londres e Nova Iorque, passará a funcionar também no Recife, no antigo casarão da Família Nóbrega.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20071110165218&assunto=79&onde=1

Nenhum comentário: