sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Encontro de Cidades Patrimônio Mundial

Este ano Olinda comemora 25 anos de Cidade Patrimônio Mundial, e como parte das festividades, realiza o Encontro das Cidades da América Latina e Caribe da Organização das Cidades Patrimônio Mundial – OCPM. Com o tema “Desafios da preservação em nossas cidades e construção de uma agenda comum”, o evento, que começa neste domingo (11) e segue até a próxima terça-feira (13), será realizado no convento de São Francisco.

O principal objetivo da iniciativa é promover as discussões das atividades que são de interesse comum, criando um intercâmbio entre as cidades. Durante o encontro, os municípios participantes irão trocar experiências nas áreas de gestão urbana, acadêmicas e culturais.

A ação, pautada na defesa da identidade cultural e do patrimônio tangível e intangível, tem fundamental importância na divulgação das cidades Patrimônio Mundial e vai ajudar os prefeitos dos municípios na preparação de uma agenda própria de trabalho.

Para a prefeita Luciana Santos, o encontro fortalece a luta para que as cidades Patrimônio Mundial sejam vistas como prioridade pelos estados nacionais. A prefeita destaca ainda a importância da iniciativa para a preservação do patrimônio. “Esse evento é uma ótima oportunidade para as cidades promoverem um debate sobre a articulação das linhas de financiamento para desenvolver políticas de preservação”, ressalta.

Paralelamente ao Encontro das Cidades da América Latina e Caribe, a 1ª Capital Brasileira da Cultura irá sediar, de 12 a 14 de novembro, a Conferência Regional da UNESCO. Com o tema “Paisagens Urbanas Históricas das Américas”, o encontro é realizado pela Fundação Maria Nóbrega, que tem sede em Londres, em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e UNESCO. Participam da conferência palestrantes de países como Argentina, Alemanha, Líbano, Canadá, Finlândia, França e Cuba. Durante as discussões, estarão em debate as iniciativas dos países para promover a preservação das paisagens históricas.


ENCONTRO DAS CIDADES PATRIMÔNIO MUNDIAL DA AMÉRICA LATINA E CARIBE

- 11 de Novembro (Domingo)
Local: CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

19H00 – ABERTURA CONJUNTA com a Conferência da UNESCO - “Paisagens Urbanas Históricas das Américas”

20H00 – Coquetel de Confraternização

- 12 de Novembro (segunda-feira)
Local: CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

09h00 – Inscrição

09h40 – Exposição da Sra. Lee Minaidis – Secretária Geral Interina da OCPM
Tema: “OCPM – iniciativas em curso e oportunidades de participação”

10h10 – Esclarecimentos e reflexões

11h10 – Exposição do Deputado Federal Renildo Calheiros
Tema: Reserva Especial do FPM – REPHAN (destinação de verba especial do Governo Federal para os Municípios que possuem acervo tombado pela UNESCO e IPHAN)

11h30 – Esclarecimentos e reflexões

12h00 – Almoço

14h30 – Exposição do Dr. Silvio Zancheti, Fundador do CECI (Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada) Tema: Os problemas da conservação do perfil urbano das cidades patrimônio

15h20 – Esclarecimentos e reflexões

16h00 – Exposição da Sra. Luciana Santos, Prefeita de Olinda
Tema: Os desafios comuns às Cidades Patrimônio Mundial da América Latina

16h30 – Intervenções dos Prefeitos das Cidades Patrimônio Mundial

19h00 – Encerramento do 1º dia


- 13 de novembro (terça-feira)
Local: Convento de São Francisco

09H00 – Mesa Redonda com os prefeitos das cidades Patrimônio Mundial para a definição de uma agenda comum para América Latina e o Caribe e de mecanismos de participação ativa nas iniciativas da OCPM, como, por exemplo:
1.A Juventude na Trilha do Patrimônio Mundial
2.Museus e Patrimônio Imaterial – Memórias de Ontem, Hoje e Amanhã

12h00 – Encerramento do Encontro

12h30 – Almoço de Confraternização

http://www.olinda.pe.gov.br/portal/noticias.php?cod=1680

Nenhum comentário: