sábado, 3 de novembro de 2007

Exposição de Aloísio Magalhães


Expo de Aloísio Magalhães abre Arte em toda parte

No ano em que completa bodas de prata como Patrimônio Cultural da Humanidade, Olinda ganha uma homenagem especial. Os 25 anos da concessão do título servem de tema para a sétima edição do projeto Olinda Arte em Toda Parte, de 22 de novembro a 02 de dezembro, congregando ateliês e outros espaços públicos, numa imensa galeria de arte aberta gratuitamente ao público. A programação do projeto começa já a partir da segunda-feira (05), com a abertura da Exposição intitulada A Olinda de Aloísio Magalhães, que fica aberta ao público até o final do evento, das 9h às 18h, no salão do Mercado da Ribeira, no Sítio Histórico de Olinda.

A exposição é composta pelas 11 litogravuras produzidas pelo designer gráfico pernambucano Aloísio Magalhães, um dos grandes responsáveis pelo título de Cidade Patrimônio da Humanidade concedido pela Unesco em 1982 à cidade. O álbum com os desenhos - que depois foram transformados em litogravuras impressas em preto - serviu como parte da argumentação para a conquista do título. A mostra traz ainda um texto de apresentação escrito pela artista plástica Tereza Costa Rego.

Aloísio Magalhães iniciou em 1980 um ciclo de apresentações de propostas brasileiras ao Conselho do Patrimônio Mundial da Unesco. O primeiro título de Patrimônio Cultural da Humanidade foi dão à cidade mineira de Ouro Preto, em 1981. Um ano depois, Olinda também recebia a honraria, concedida a monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham especial valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

Entre as ações de Aloísio Magalhães na área cultural estão incluídas ainda a criação do Centro Nacional de Referência Cultural e o trabalho como secretário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foi ele também um dos fundadores do primeiro curso de design em nível superior do País.

A exposição A Olinda de Aloísio Magalhães é apenas a primeira de uma série de mostras do projeto Olinda Arte em Toda Parte, que reúne, entre 22 de novembro e 02 de dezembro, cerca de 400 artistas plásticos nos mais de 120 ateliês instalados no sítio histórico.

Participam ainda do evento bares, restaurantes, pousadas, museus, igrejas e outros espaços públicos, que estarão de portas abertas para a visitação dos interessados em arte. O Olinda Arte em Toda Parte já é considerado um dos eventos culturais mais importantes do país.

SERVIÇO:

Exposição A Olinda de Aloísio Magalhães
Data: de 05 de novembro a 02 de dezembro de 2007
Hora: das 9h às 18h
Local: Mercado da Ribeira (rua Bernardo Vieira de Melo, Carmo, Olinda)
Entrada: Gratuita
Informações: (81) 3439-1988

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/diversao/nota.asp?materia=20071031204710&assunto=76&onde=1

Nenhum comentário: