sábado, 26 de abril de 2008

Faça em casa a Macaxeira de Noca, praticamente um patrimônio de Olinda


Que talento, dona Noca!

“É só ir na casa de Noca // dançar toda a noite e cantar // até que o sol apareça // pra trabalhar”. É o que diz a letra de um frevo de Capiba, um dos vários gravados por Claudionor Germano. O intérprete explica: “Era uma casa na Encruzilhada, acho que não existe mais”.

Mas os pernambucanos contam com uma outra Casa de Noca, que há 27 anos fornece uma das melhores macaxeiras do Estado. O restaurante fica na Rua Bertioga, uma das travessas da Ladeira da Misericórdia, em Olinda.

O estabelecimento começou como um fiteiro na calçada, vendendo bebida para estudantes, até que um dia, a pedido de um dos alunos, improvisou uma macaxeira com carne de sol. De improviso em improviso, Eraldo Pereira abandonou o táxi que dirigia para tomar conta do novo restaurante. A mulher dele, Noêmia, batizou o lugar com o apelido dela: surgia a nova Casa de Noca.

Confira a receita do principal prato vendido no lugar: macaxeira com carne de sol.

Ingredientes (as quantidades são ao gosto do freguês):
- macaxeira
- carne de sol – de coxão mole ou de chã de dentro
- queijo coalho
- parmesão ralado
- manteiga de garrafa

Modo de fazer:
Descasque, lave e cozinhe a macaxeira. Quando estiver cozida, reserve e asse a carne em óleo bem quente. Se quiser, pode-se misturar um pouco de manteiga de garrafa no óleo. Tire os talos e parta a macaxeira em pedaços, regando com a mistura de óleo e manteiga. Salpique um pouco de queijo ralado e cubra com a carne frita.

Em outra frigideira, frite o queijo em óleo quente, para não desmanchar. Coloque o queijo frito sobre a carne e sirva.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

4 comentários:

Patrícia Mariano disse...

Nossa! toda semana eu estava na Noca p/ comer essa macaxeira, mas agora depoisd essa receita não vou mais! eu n sabia q ela jogava oleo na macaxeira aff! muito gordurosaaa!

Patrícia Mariano disse...

Nossa! toda semana eu estava na Noca p/ comer essa macaxeira, mas agora depoisd essa receita não vou mais! eu n sabia q ela jogava oleo na macaxeira aff! muito gordurosaaa!

barbie disse...

Não jogam óleo na macaxeira, sim manteiga de garrafa, que por sinal pode pedir para vir sem a manteiga!

barbie disse...

Não jogam óleo essa informação não é verídica, é colocada manteiga de garrafa, porém você pode pedir para não colocar! Dá mesma forma queijo parmesão ralado, se você não quiser só pedir para não colocarem.