segunda-feira, 7 de abril de 2008

Mostras no espaço Artes do Imaginário

Uma das maiores lojas de artesanato da Cidade Alta comemora um ano de atividades em abril. O espaço cultural Artes do Imaginário Brasileiro, localizado no Alto da Sé, em Olinda, preparou uma programação especial de aniversário com uma série de exposições individuais que começa hoje. O primeiro artista a mostrar seus trabalhos é o escultor Genésio Gomes.

O Artes do Imaginário funciona em um casarão situado em um dos pontos mais altos de Olinda, em pleno sítio histórico, com vista para as matas do Horto Del Rey. A temática geral dos produtos vendidos pela loja é o folclore nordestino. No espaço, o turista pode encontrar desde alfaias (tambores de maracatu) e brinquedos populares até roupas, jóias e pinturas.

Na primeira exposição, o público conhece as esculturas de Genésio, que ficam em cartaz até 13 de abril. Formado em artes plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco, ele escolheu a madeira como seu principal material, mas também trabalha com resina, concreto, argila e bronze. O artista tem um estilo próprio, mas se inspira bastante na obra de mestres como Abelardo da Hora, principalmente em suas obras que retratam mulheres com formas voluptuosas.

No dia 14, o Artes do Imaginário inaugura a individual do Mestre Cabral. Olindense, ele também trabalha principalmente com madeira e aprendeu a entalhar com um padre, em um curso no Museu de Arte Sacra, mas assistia às aulas escondido, como aluno clandestino. Suas peças retratam frutas típicas nordestinas, peixes, retirantes e personagens da cultura afro-brasileira.

Quem expõe em seguida, a partir do dia 21, é o pintor Edmar Fernandes, de 26 anos, que se assume como artista naïf. Suas pinturas, feitas com tinta acrílica sobre tela, mostram principalmente a riqueza da cultura popular pernambucana, como os forrós pé-de-serra, o carnaval, o São João e a paisagem rural. A última exposição comemorativa, que ocorre entre 28 de abril e 4 de maio, é dedicada às fantasias do Bloco da Saudade.

Serviço

Artes do Imaginário Brasileiro
Onde: Rua Bispo Coutinho, 814,
Alto da Sé, Olinda
Informações: 3439-4514

http://www.pernambuco.com/diario/2008/04/07/viver4_0.asp

Um comentário:

Diogenes disse...

Obrigado por postar nossa matéria. Desde já sinta-se convidado a visitar a Artes do Imaginário Brasileiro e nossa 1ª Mostra de Aniversário.
Parabéns pelo Blog.