terça-feira, 8 de abril de 2008

Teatro do Bonsucesso: Uma vergonha para cultura de Olinda









Prezado Rodrigo,
Saudações Teatrais!

Parabenizando pelo PORTAL DO TEATRO DE PERNAMBUCO, porque é uma ferramenta que pode ajudar e muito ao desenvolvimento do teatro na diversas modalidades.

Pois muito bem é importante que a divulgação do que está se fazendo a nível da resistência teatral nos bairros, nas periferias, nos últimos anos tem sido uma ação bastante salutar do MOVIMENTO DE TEATRO POPULAR DE PERNAMBUCO - MTP/PE, através dos festivais levados e priorizando comunidades, cidades diversas da regional metropolitana, queriamos fazer muito mais, infelizmente os incentivos são ínfimos como bem sabes, porque é uma pessoa que participou do 4º FESTIVAL DE TEATRO DO RECIFE, Chegando a 6º VERSÃO buscando a consolidação plena.

Mais o trabalho continua buscando ações necessárias para a implementação de um TEATRO LIBERTADOR.

Aqui em Olinda através da ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA - ATO temos ações quase semelhantes contanto com o apoio do contingente atual da ATO constituido pelos os grupos IFÁ-RHADHÁ DE ART' NEGRA, TAO - Teatro dos Amadores de Olinda, Amanhã Eu digo o Nome, Grupo de Teatro Popular Meu Sonho é Teu, Arteiros, Grupo de Teatro Trilha do Ingá, Cia. Humor e Alegria, Grupo de Teatro Gazela Negra, Grupo de Teatro E ai...Como Foi?, Pressão no Juízo, enfim são grupos oriundos de diversas comunidades periféricas relação importante para o fortalecimento do movimento teatral na cidade. Infelizmente a visibilidade é algo preocupante.

Preocupante ainda é quando no portal está mencionado como espaço teatral na cidade O TEATRO POPULAR DO BONSUCESSO a leitura que todos poderão fazer é que está em pleno funcionamento e isso não é verdade...

O Teatro Popular do Bonsucesso tem um singular significado para a Associação de Teatro de Olinda - ATO que duas décadas era ponto dos encontros, reuniões, oficinas, seminários dentro outras ações positivas.

É bastante preocupante como consta lá na relação de espaços teatrais das cidades...É importante fazer uma referência sobre o estado atual daquele espaço?

Pois muito bem se encontra fechado, interditado lacrado pelo orgão que representa a DEFESA CIVIL DE OLINDA, infelizmente um espaço que serviria ao propósito do movimento no entanto a sensibilidade e atenção ainda é pouca...Já existiu várias iniciativas para abrí-lo, verbas já foram pautadas para a reforma a exemplo de iniciativa da FUNDARPE no ano de 1995, por último já tem recurso garantido através de emenda parlamentar do deputado PAULO RUBEM SANTIAGO, PEDRO EUGÊNIO...entre outros, recursos já foram liberados para uma parte da restauração, segundo a Secretaria já foi aberto o processo de licitação para início da obra em janeiro de 2008 e até agora não aconteceu...Esperando o que? Não sei...

Estou enviando algumas imagens colhidas recentemente daquele teatro que tinha uma função de aglutinar, acolher grupos como COLCHA DE RETALHOS, PERNALONGA PRODUÇÕES ARTISTICAS, PRA VER PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, IRMÃOS D'AFRICA, AFRO AXÉ, CONSTELAÇÃO, REBELDIA GOSTOZZA, KOISA DA TERRA, GRUPO CÊNICO LIBERDADE, GRUPO BOCA DE CENA/VARZEA, GRUPO GOTA D'ÁGUA DA COMPESA, DENTRO OUTROS QUE SE PERDEM NO TEMPO.

É cansativa e árdua a caminhanda muitos já ficaram no meio do caminho, mas a ASSOCIAÇÃO DE TEATRO DE OLINDA continua com o propósito de abrir aquele espaço marco da história teatral de Olinda...Estamos cumprindo o nosso papel de colocar para a sociedade a verdadeira e correta do teatro em Olinda. Queiram ou não queiram a ATO já marca sua história e podemos nos orgulhar da trajetória de uma entidade que só veio para exigir o teatro como um direito de todos...embasado na pesquisa e num processo histórico.

Qualquer dúvida entre em contato para maiores detalhes...

Um grande abraço...atoivo...axé...motumbá..

Bulga, Olinda

Nenhum comentário: